O presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira, participou, no final da manhã desta quinta-feira (21), em São Mateus, no norte do Espírito Santo, do velório e sepultamento de seu pai, Francisco Pereira, de 78 anos, ao lado de familiares. Seu Francisco faleceu na terça-feira (19), em decorrência de um infarto. O velório ocorreu na Capela Mortuária, de onde o cortejo seguiu para o Cemitério do Centro de São Mateus, após um momento de fé com reflexões e orações.
O adeus a Francisco Pereira, conhecido como “Preto”, reuniu muitos amigos da família. Entre os presentes estavam o presidente estadual do Republicanos, Erick Musso; os deputados federais Messias Donato e Amaro Neto (Republicanos); o prefeito eleito de São Mateus, Marcus da Cozivip; o ex-deputado estadual Carlinhos Lyrio, acompanhado do presidente municipal do Republicanos, Severino Soares de Oliveira; os vereadores Isael Aguilar (reeleito) e Nivaldo Wap-Wap (eleito); o prefeito eleito de Guarapari, Rodrigo Borges; e o vereador reeleito de Vila Velha, Devanir Ferreira, ambos do Republicanos.
“Meu pai se foi, mas confio nos planos de Deus e sei que agora ele está em um bom lugar. Neste momento, nos resta orar pela família, com a certeza de que fizemos o necessário enquanto ele estava conosco”, afirmou Marcos Pereira, o mais velho dos sete filhos de Francisco Pereira. Natural de Linhares, o deputado federal foi criado em São Mateus. “Vim até aqui para acompanhar os familiares nessa despedida. Vi que estão todos unidos e agradeço a Deus pelos momentos em que pude estar ao lado do meu pai Francisco”, disse ele.
O ex-presidente da Assembleia Legislativa e atual presidente estadual do Republicanos, Erick Musso, esteve em São Mateus para prestar solidariedade a Marcos Pereira e toda a família pelo falecimento de Francisco. “Rogamos a Deus que conforte os corações. O deputado Marcos é capixaba, um querido amigo, presidente estadual do Republicanos, vice-presidente da Câmara dos Deputados, e tem feito um trabalho extraordinário em nível nacional”, destacou Musso.
O deputado federal Messias Donato expressou as condolências à família em nome da bancada federal do Republicanos. “É um momento de dor e tristeza, mas sabemos que o Espírito Santo traz consolo e conforto. De forma presencial, estamos externando a solidariedade da nossa bancada federal, por meio do nosso líder Hugo Motta, da Paraíba, e de todos os que atuam ao lado do deputado Marcos Pereira, um grande líder”, afirmou Donato.
O prefeito eleito de São Mateus, Marcus da Cozivip, também demonstrou apoio. “Vim aqui externar minha solidariedade ao presidente nacional do Republicanos, deputado Marcos Pereira, e toda a família. Já passei por isso, meu pai faleceu há oito anos. Estou aqui para dar um abraço de conforto”, disse Marcus.
O vereador de Vila Velha, Devanir Ferreira, ressaltou a “perda irreparável” de Francisco Pereira. “Estamos aqui hoje prestando nossa solidariedade e apoio a toda a família, por este momento tão doloroso que estão vivenciando”, comentou.
O radialista e ex-deputado estadual Carlinhos Lyrio, que foi candidato do Republicanos nas últimas eleições em São Mateus, também lamentou a morte do amigo pessoal. “O Preto, como era conhecido, foi um dos meus melhores amigos e o primeiro ouvinte do meu programa de rádio. O filho dele, deputado Marcos Pereira, veio para esse momento de despedida. Era uma pessoa muito querida e pedimos a Deus que conforte o coração dos filhos, irmãos e de toda a família”, concluiu Lyrio.