Encontro do Podemos Cachoeiro

Crise no Podemos: Allan fará encontro com pré-candidatos a vereadores em Cachoeiro

Política

Até então líder do Podemos, mas prestes a deixar a sigla, o deputado estadual Allan Ferreira terá encontro com pré-candidatos a vereadores do partido nesta quarta-feira (22), em Cachoeiro de Itapemirim.

O Podemos em Cachoeiro enfrenta uma grande crise causada pelo presidente estadual do partido, o deputado federal Gilson Daniel, que já que se posicionou contrário aos compromissos do deputado Allan em apoio a pré-candidatura do advogado Diego Libardi (Republicanos) para prefeito.

Ferreira sempre deixou claro aos seus pré-candidatos a vereadores pelo Podemos que, caso não viesse candidato a prefeito, iria apoiar Libardi e que teria tal liberdade dada pelo partido, onde se empenhou nos últimos anos para o seu fortalecimento na “Capital Secreta”.

Gilson Daniel é um dos principais aliados do governador Renato Casagrande (PSB) e já disse com todas as palavras que não irá contra os interesses do Palácio Anchieta. Em Cachoeiro, o socialista deixou claro aos deputados Allan Ferreira e Dr. Bruno Resende, ambos de sua base, de que não apoiará o nome de Diego para o pleito de outubro.

Em nota divulgada nesta segunda-feira (21), embora Gilson Daniel não diga que o Podemos irá apoiar a pré-candidata do PSB, Lorena Vasques, afirmou que não caminhará com opositores ao Governo do ES.

“O Presidente do Podemos no Espírito Santo, deputado federal Gilson Daniel, informa que o partido no Estado faz parte de um grupo político liderado pelo governador Renato Casagrande. Dessa forma, movimentos com opositores ao Governo do Estado, não estão alinhados ao movimento da Executiva Estadual. O Presidente destaca ainda que em Cachoeiro de Itapemirim, o partido tem como líder o deputado estadual Allan Ferreira. Nos próximos dias, a Executiva estadual do Podemos vai se reunir com o parlamentar e com toda a chapa de vereadores para diálogo e alinhamento”, disse a nota do presidente do Podemos, que está em Brasília participando da Marcha dos Prefeitos.

Se o partido não andará com opositores do Governo, restam além de Lorena, o deputado estadual Ferraço (PP) e o ex-prefeito Carlos Casteglione (PT), estes dois último nomes improváveis em uma possível coligação, se bem que em política tudo é possível.

O grande problema da Executiva Estadual do Podemos hoje será convencer os pré-candidatos a vereadores a seguir uma cartilha em apoio aos passos do Palácio Anchieta, já que toda a articulação trabalhada em Cachoeiro foi em apoio a um dos nomes definidos pelo “trio parada dura”: Allan Ferreira, Dr. Bruno Resende e Diego Libardi, este último escolhido pelos deputados como o pré-candidato para o pleito de outubro.

Allan não deu detalhes do que será discutido com os pré-candidatos nesta quarta-feira. Mas de certo abrirá o coração, com transparência colocando as cartas na mesa sobre o problema enfrentado por ele dentro do partido.

Gilson Daniel não convencerá Allan Ferreira a mudar de opinião, pois tem demonstrado que tem palavra firme. Contrariado pelo presidente do Podemos, o caminho será deixar a sigla, como já disse, de forma amigável ou por via judicial.

E a chapa de vereadores articulada por Allan? Gilson vai ter que mostrar que tem jogo de cintura para contornar toda essa situação, se é que vai conseguir. Aliás, as eleições de 2026 passam por 2024 e Cachoeiro é um importante colégio eleitoral, o maior do Sul do Espírito Santo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *