Nesta quinta-feira (22), uma tentativa de manifestação classificada como político-eleitoreira envolvendo o magistério de Anchieta revelou-se um fracasso retumbante. O movimento, orquestrado por um grupo ligado ao ex-prefeito Marcos Assad (Podemos), visava reunir servidores da educação para pressionar o prefeito Fabrício Petri (PSB) por melhorias salariais, mas a estratégia não saiu como planejado.
A frustração dos organizadores foi evidente diante da baixa adesão dos professores locais, que, em sua maioria, preferiram não comparecer. O motivo? Muitos docentes reconheceram que estavam sendo usados como massa de manobra para prejudicar a imagem do atual prefeito, que apoia o candidato a prefeito Léo Português (PSB) como seu sucessor nessas eleições.
Os professores que não aderiram à manifestação demonstraram seu descontentamento com a pauta apresentada, sabendo que a reivindicação não tinha base genuína, mas sim, uma intenção política oculta. A tentativa de instrumentalizar a educação para fins eleitorais gerou repúdio entre aqueles que entendem a importância de manter a política partidária afastada das salas de aula.
O prefeito Fabrício Petri, em resposta ao movimento, prontamente atendeu a uma comissão de professores e apresentou números e dados que reforçam seu compromisso com a valorização do magistério durante sua gestão. Petri destacou que, sob seu governo, os índices de qualidade educacional em Anchieta, como o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), atingiram níveis históricos, posicionando o município como um dos destaques no Espírito Santo.
Essa manobra frustrada do grupo político não só evidenciou a falta de apoio genuíno entre os professores, mas também serviu para reafirmar que a educação em Anchieta está em boas mãos, com resultados concretos que beneficiam diretamente alunos e educadores. A tentativa de manipular a classe para fins eleitorais acabou por reforçar ainda mais a confiança dos docentes na gestão atual, que tem demonstrado compromisso real com a qualidade do ensino no município.