O Porto Central ruma em direção ao futuro sustentável da reciclagem de navios. O empreendimento, que será construído em Presidente Kennedy, litoral Sul do Espírito Santo, assinou o Memorando de Entendimentos (MoU, na sigla em inglês) para uma pesquisa inovadora de viabilidade da implantação do estaleiro que executará esses e outros serviços em sua área.
O acordo de colaboração foi celebrado com a M.A.R.S., Europe A/S, subsidiária europeia da M.A.R.S., Inc, especializada em projetos complexos e referência nessas operações. A parceria visa a realizar pesquisas aprofundadas para apurar a viabilidade e os potenciais benefícios de um projeto desse tipo no Sul capixaba, reforçando um compromisso com práticas sustentáveis e desenvolvimento econômico.
Juntas, as empresas – líderes em logística, construção e serviços marítimos – acumulam experiência, inovação e trabalho, preparando o terreno para uma colaboração inovadora a fim de explorar a viabilidade de um estaleiro de reciclagem e descomissionamento de navios no novo porto.
O projeto proposto oferece inúmeros benefícios para a comunidade local, economia e meio ambiente. Em termos de escopo e impacto, o estaleiro terá potencial para transformar e influenciar positivamente as áreas de influência direta e indireta. Isso porque, além da estrutura em si, o projeto contempla instalações, serviços e programas de envolvimento comunitário relacionados.
Os benefícios poderão ser vistos tanto em curto prazo, com o impacto econômico imediato, criação de emprego e geração de receitas, quanto em um período mais prolongado, como a melhoria da qualidade de vida, a preservação ambiental e o crescimento sustentável. Além disso, o Porto Central estimula as partes interessadas a considerar as implicações sociais, econômicas e ambientais do projeto para maximizar os seus resultados positivos e enfrentar de forma eficaz os eventuais desafios.
O memorando e a parceria com a M.A.R.S. fortalecem esse empenho para o estabelecimento de novos padrões de referência na indústria, demonstrando que o sucesso econômico pode, e deve, andar de mãos dadas com a responsabilidade ambiental e social. Ao colaborar, partilhar conhecimento e apoiar os esforços uns dos outros, é possível criar uma cadeia de valor que inspira outros a adotarem práticas sustentáveis.
Mais sobre o Porto Central
Com mais de 20 milhões de metros quadrados, o Porto Central será um dos maiores complexos portuários e industriais do país, atuando no eixo multipropósito no Litoral Sul do Espírito Santo. O empreendimento receberá embarcações com calado de até 25 metros, podendo acomodar os maiores navios do mundo e movimentar diversos tipos de carga, incluindo petróleo bruto, gás, geração de energia, apoio offshore, grãos, fertilizantes, minérios, contêineres e carga geral, entre outros.
Mais sobre a M.A.R.S
A M.A.R.S., Inc. está na vanguarda do descomissionamento e reciclagem de navios, com a M.A.R.S., Europe A/S servindo como sua subsidiária. Especializada em projetos, a M.A.R.S., Europe A/S mantém um compromisso com práticas ambientalmente sustentáveis na reciclagem e desmantelamento naval, liderando o mercado em padrões de segurança e sustentabilidade na indústria.