Pesquisa Veritá indica Ferraço com mais de 40 pontos; disputa pelo segundo lugar continua indefinida em Cachoeiro

Política

Uma pesquisa recente realizada pelo Instituto Veritá entre os dias 25 e 29 de agosto de 2024, em Cachoeiro de Itapemirim, com 604 eleitores, revela que o candidato a prefeito Theodorico Ferraço (PP) pode ultrapassar pela primeira vez os 45 pontos na disputa pelo Executivo Municipal. No cenário espontâneo, Ferraço aparece com 41,4%, podendo chegar a 45,4% quando considerados os votos válidos e a margem de erro. Esse resultado representa um crescimento de mais de 20 pontos em comparação ao levantamento anterior feito em julho pelo Instituto Directa.

A pesquisa do Instituto Veritá, registrada no TSE sob o número ES-08113/2024, possui uma margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. Em comparação com a pesquisa anterior realizada entre os dias 19 e 20 de julho de 2024 pelo Instituto Directa Consultoria e Publicidade Ltda, registrada sob o número ES-03796/2024, que apresentava uma margem de erro de 3,62%, Ferraço teve um aumento significativo. Na pesquisa anterior, Ferraço tinha 20,4% das intenções de voto no cenário espontâneo e agora surge com 41,4%.

Disputa pelo segundo lugar continua indefinida

No cenário espontâneo, Diego Libardi (Republicanos) e Léo Camargo (PL) estão empatados tecnicamente no segundo lugar. Libardi é mencionado por 18,9% dos eleitores, enquanto Camargo recebe 18,1% das preferências. Lorena Vasques (PSB) tem 11% das intenções de voto, empatando tecnicamente com Carlos Casteglione (PT), que conta com 10,7%.

Cenário estimulado com votos válidos

No cenário estimulado, Ferraço mantém a liderança e pode alcançar até 42,5 pontos, considerando a margem de erro. Ferraço é preferido por 38,5% dos eleitores. Em segundo lugar, Léo Camargo, com 22,3%, está tecnicamente à frente de Diego Libardi, que tem 17,6%. Lorena Vasques e Carlos Casteglione seguem empatados com 11% e 10,7%, respectivamente.

Maioria já decidiu seu voto

O levantamento também mostrou que a maioria dos eleitores já tem sua escolha definida. Dos entrevistados, 75,4% afirmaram já saber em quem votar, enquanto 24,6% ainda estão indecisos.

Rejeição dos candidatos

O Instituto Veritá também avaliou o índice de rejeição dos candidatos. Carlos Casteglione e Léo Camargo lideram nesse quesito, com Casteglione sendo rejeitado por 64,4% dos eleitores e Camargo por 12,5%. Ferraço aparece em terceiro lugar na rejeição, com 10,5%, seguido por Lorena Vasques com 9,8%. Diego Libardi tem a menor taxa de rejeição, com 2,7%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *