EMEF Adevalni Sysesmundo Ferreira de Azevedo

Pais e alunos relatam casos de bullying e ameaça de violência em escola municipal de Vitória

Cidades

Pais de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Adevalni S. Ferreira de Azevedo, em Vitória, afirmam que episódios de bullying e ameaças de violência têm se intensificado dentro da unidade nos últimos meses. Segundo os relatos, estudantes estariam sendo agredidos física e verbalmente, enquanto responsáveis apontam falhas na atuação da equipe gestora em prevenir e mediar os conflitos.

De acordo com as famílias, as situações envolvem empurrões, agressões, xingamentos e perseguições constantes entre estudantes, crianças e adolescentes do ensino fundamental.

“Meu filho chegou em casa chorando, dizendo que não queria voltar para a escola porque um colega bateu nele e ninguém fez nada”, relatou a mãe de um aluno, que preferiu não se identificar.

“A gente vai até a coordenação e escuta que é ‘coisa de criança’. Mas não é. Tem criança não querendo voltar mais, pois os grupinhos não aceitam novas colegas”.

Outra responsável afirma que a situação já dura já bastante tempo, mas diz não perceber avanços nas medidas internas.
“Essa escola já foi referência de ensino e organização. Hoje, não é mais, infelizmente. Esse tipo de comportamento está virando rotina. Meu filho tem medo até de ir ao recreio. Ele fala que não se sente seguro”, disse outra mãe.

Alunos também relatam episódios semelhantes. Uma estudante contou que já presenciou colegas sendo intimidados.
“Tem menino que bate, empurra, e a gente fica com medo. Eu já vi colega chorando no banheiro porque estavam zoando ele”.

Aluna ameaçada

O caso relatado por uma mãe na porta da escola nesta segunda-feira expõe uma situação preocupante de intimidação e violência entre alunos. Segundo ela, já existe até um grupo de WhatsApp criado com o intuito de constranger e intimidar sua filha, que vem sofrendo ameaças constantes.

Diante do medo de que algo mais grave possa acontecer, a adolescente tem deixado a unidade escolar acompanhada de dois colegas, numa tentativa de garantir sua segurança.

Pais cobram posicionamento e ações da escola

Por meio de um grupo dos pais de alunos no whatsapp, os responsáveis afirmam que procuraram a direção da EMEF Adevalni S. Ferreira de Azevedo e reforçaram a cobrança por providências:“A escola precisa agir antes que algo mais grave aconteça. Não dá para esperar uma tragédia”, afirmou um pai.

Eles defendem que sejam adotadas ações urgentes de mediação, acompanhamento psicológico e reforço da vigilância escolar.

Situações de bullying: legislação e canais de apoio

O bullying é considerado violação aos direitos da criança e do adolescente e pode configurar crime, conforme a Lei nº 13.185/2015 – Programa de Combate à Intimidação Sistemática.

Casos podem ser denunciados aos seguintes canais:

* Conselho Tutelar do município

* Ministério Público Estadual

* Secretaria Municipal de Educação

* Disque 100 (violação de direitos humanos)

A reportagem procurou a Prefeitura de Vitória, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria. Se houver posicionamento, o conteúdo será atualizado.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *