22/06/2022 às 15h00min - Atualizada em 23/06/2022 às 00h01min

Encceja 2022: Veja dicas da REfuturiza EDU sobre como se preparar

Prova é voltada para pessoas com mais de 15 anos que desejam concluir o ensino fundamental e para os maiores de 18 anos que não concluíram o ensino médio

SALA DA NOTÍCIA PINE
PINE PR
Refuturiza EDU
 

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) já tem data definida para acontecer em 2022. A prova, que viabiliza o certificado de conclusão do Ensino Fundamental e Médio, consiste em uma avaliação de conhecimentos dos candidatos. Prevista para acontecer em 28 de agosto, a iniciativa destina-se a pessoas com mais de 15 anos que não tenham concluído o ensino fundamental e para os maiores de 18 anos que desejam concluir o ensino médio. 

“O Encceja tem como principal objetivo construir uma referência nacional de educação para jovens e adultos por meio da avaliação de competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho”, explica Jean Karlo, Coordenador de Preparatórios e de Idiomas da REfuturiza EDU, plataforma de educação da REfuturiza - Emprego e Educação para TODOS

De acordo com o professor, diferentemente dos vestibulares, o Encceja não é uma prova classificatória, uma vez que busca avaliar a proficiência dos estudantes, medindo o conhecimento que eles possuem em cada área. “No Encceja, os estudantes podem pensar a prova em módulos separados, ou seja, optar pelas provas no ato de sua inscrição. Assim, os candidatos podem, em uma edição, ter a nota suficiente para obter certificado em língua portuguesa e, no ano seguinte, fazer àquelas voltadas para as áreas em que ele não pontuou o mínimo necessário”, argumenta Jean Karlo. 

Para o nível fundamental, a prova é dividida da seguinte forma: Língua Portuguesa, Estrangeira, Artes, Educação Física e Redação; História e Geografia; Matemática e Ciências Naturais. Ao todo, os candidatos respondem a 120 questões, sendo 30 para cada uma destas áreas, além da redação. Já na prova voltada para o Ensino Médio, o conteúdo é dividido entre Ciências da Natureza e Suas Tecnologias (Química, Física e Biologia); Matemática e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física), além da Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia). A prova é composta por 120 questões, 30 para cada área, mais a redação.

“A redação do Encceja tem um formato parecido com a do Enem, pedindo que o estudante escreva um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas, sem fugir do tema apresentado, respeitando os direitos humanos e evitando erros de gramática”, comenta Jean Karlo. Para ele, um bom caminho para garantir uma redação dentro dos parâmetros solicitados é manter o hábito da leitura e treinar a escrita.

“Acredito que o mais importante seja procurar um curso que se proponha ajudar o talento a organizar seus estudos de uma maneira que faça sentido dentro da sua rotina, ou seja, que tenha a preocupação de pensar e orientar o aluno a partir de trilhas de aprendizado adequadas ao seu perfil”, finaliza ele.

 

Confira o cronograma:

Encceja Regular: 28 de agosto de 2022;

Encceja Exterior: 18 de setembro de 2022;

Encceja Exterior PPL: 19 e 30 de setembro de 2022;

Encceja PPL: 11 e 12 de outubro de 2022

 

Sobre a REfuturiza: 

A REfuturiza é uma empresa do Grupo Cartão de TODOS focada em empregabilidade e educação detentora das iniciativas REfuturiza EDU, REfuturiza EMPREGOS e REfuturiza CAMPUS. Voltada para jovens e adultos das classes C e D, a marca tem como propósito ajudar cada pessoa a despertar o seu potencial para reescrever a sua história e conquistar o seu sucesso. A iniciativa oferece cursos profissionalizantes, preparatórios e cursos de idiomas a partir de R$9,99.


 

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece! Basta clicar aqui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.