22/06/2022 às 14h54min - Atualizada em 23/06/2022 às 00h01min

Vieses inconscientes atrapalham crescimento do público LGBTQIA+ no mercado de trabalho

Para a Newa Consultoria, a escuta ativa é o primeiro passo para a inclusão efetiva de grupos minorizados no ambiente de trabalho

SALA DA NOTÍCIA PINE PR
PINE PR
Newa
 

Conscientização, escuta ativa e espaço para troca de experiências entre o time. Estes são alguns pontos de atenção para as empresas que desejam se tornar mais inclusivas para o público LGBTQIA+, segundo Carine Roos, CEO e fundadora da Newa, startup de consultoria em diversidade, inclusão e saúde emocional para as organizações. Para a especialista em D&I, mais do que construir ambientes psicologicamente saudáveis e seguros, as lideranças e os gestores precisam entender que o crescimento profissional de pessoas da comunidade é marcado por inúmeras nuances, em especial, no mercado de trabalho. Por isso, despir-se de vieses inconscientes são ações fundamentais para dar espaço à diversidade e inclusão no universo corporativo.

“Vieses inconscientes são preconceitos baseados em estereótipos de gênero, classe, orientação sexual, religião e idade, tendo em vista os julgamentos e pensamentos relacionados a experiências passadas. Em outras palavras, são crenças incorporadas ao nosso cotidiano que ditam comportamentos como se fossem “naturais”, mas que afetam as relações, e, muitas vezes, nem percebemos”, explica Carine.

Sendo assim, a CEO considera que não basta apenas contratar colaboradores LGBTQIA+ com foco em tornar a organização mais inclusiva. “É preciso investir em treinamentos de conscientização, cujo objetivo é preparar o terreno da empresa para que ela seja, de fato, mais diversa e acolhedora”, afirma.

Mais do que olhar para o fator trabalho, as lideranças também precisam considerar o fator saúde. Afinal, a pandemia evidenciou um aumento nos diagnósticos ligados à saúde mental. Segundo o Índice de Vulnerabilidade LGBTQIA+ à Covid-19 (VLC), cerca de 55% das pessoas da comunidade foram diagnosticadas com o risco de depressão no nível mais severo - índice quase 8% a mais que em 2020, quando o quantitativo foi de 47%. O mesmo estudo apontou que 30% das pessoas já haviam recebido diagnóstico prévio de depressão e 47,5% de ansiedade. “As lideranças comprometidas com a diversidade devem priorizar o bem-estar das pessoas colaboradoras, construindo redes de apoio dentro da própria organização”, sugere a especialista.

Apesar disso, Carine acredita que ainda há um longo caminho a ser percorrido. Isso porque a mesma pesquisa revela que cerca de 33% das empresas do Brasil não contratariam para cargos de chefia pessoas LGBTQIA+. “Esse dado revela o quanto o preconceito prejudica o processo de crescimento profissional dos membros da comunidade.  Quando nos despimos  dos estereótipos, conseguimos ampliar não só a diversidade e a inclusão, mas também a inovação dentro da empresa”, finaliza Carine.

 

SOBRE A NEWA:

 

A Newa é uma empresa de impacto social que atua no desenvolvimento de organizações baseadas na construção do diálogo, na colaboração e no respeito. A startup valoriza as diferenças e age em prol da diversidade e do bem-estar genuíno. Desde a sua fundação, a Newa atua no desenvolvimento de lideranças compassivas, que atuem na construção de ambientes mais inclusivos e psicologicamente seguros a partir do florescimento humano. A empresa aposta em lideranças focadas no coletivo, na colaboração, na abundância e compaixão, valores que considera essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e com mais equidade. 


 

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece! Basta clicar aqui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.