21/06/2022 às 10h29min - Atualizada em 22/06/2022 às 00h00min

Inverno: Alongamento é ainda mais fundamental na prática de atividade física

No frio, músculos ficam mais rígidos, contribuindo para lesões, explica SBCOC

SALA DA NOTÍCIA Patricia Nunes Soares
Divulgação

No inverno, algumas pessoas pausam a prática de atividades físicas e, outras, dão início aos exercícios para se prepararem para o verão. Exercitar-se traz inúmeros benefícios para a saúde, mas, no frio, na tentativa de produzir calor, os músculos ficam mais contraídos e rígidos, deixando o corpo com maior probabilidade de dores e desconfortos ao se movimentar. Por isso, ter um preparo prévio, com alongamento, é de extrema importância.

O presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SBCOC), Luis Alfredo Gomez, explica que o alongamento nos dias frios auxilia na ativação da musculatura, favorecendo a circulação sanguínea, além de aumentar a temperatura corporal.  “Durante o inverno, os vasos sanguíneos dilatam com menos frequência e a musculatura fica mais retraída, fazendo com que o nosso corpo demore para se aquecer. O alongamento colabora na prevenção de tensões, rigidez e encurtamento dos grupos musculares, além de permitir uma melhor mobilidade do músculo”, ressalta.

O especialista lembra que a parte do corpo que mais sofre com tensões musculares são os ombros. “O ombro é a parte do corpo mais impactada pela tensão muscular e, por isso, recomendamos que, mesmo em outros momentos da rotina, além da hora da atividade física, a pessoa tire alguns minutos do dia para se alongar e, assim, aliviar as dores e incômodos na região”, fala.

O presidente da SBCOC salienta que pessoas sedentárias que pretendam praticar exercícios físicos durante o inverno, precisam iniciar com atividades mais leves, com acompanhamento profissional. “E, ao sinal de alguma dor insistente ou indício de lesão, buscar um especialista que possa dar as orientações adequadas”, conclui.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Envie sua sugestão de pauta pelo Whatsapp