29/05/2022 às 15h28min - Atualizada em 30/05/2022 às 00h00min

Veja vídeo: máscara de realidade virtual simula sufocamento por incêndio

Cientistas criam simulador de respiração em realidade virtual. Entre outras sensações, a máscara simula o sufocamento por incêndio

Olhar Digital
https://olhardigital.com.br/2022/05/29/ciencia-e-espaco/veja-video-mascara-de-realidade-virtual-simula-sufocamento-por-incendio/

Uma equipe de pesquisadores da Universidade para Ciências Aplicadas de Salzburg, na Áustria, publicou um estudo na Association for Computing Machinery, que descreve o desenvolvimento de um simulador de respiração em realidade virtual. Entre outras situações, a máscara simula a sensação de sufocamento por incêndio.

Máscara que simula o processo de respiração fornece a sensação de sufocamento causado por incêndio. Imagem: MultiMediaTechnology

Batizado de AirRes, o dispositivo pode ser acoplado a vários tipos de aparelhos de realidade virtual já disponíveis no mercado, como, por exemplo, o Meta Quest 2.

“Apresentamos a máscara AirRes, que permite que os usuários utilizem sua respiração para interações naturais precisas com o ambiente virtual sem sofrer limitações dos equipamentos de sensoriamento, como mecanismos de movimento”, diz o artigo, intitulado “AirRes Mask: Uma interface de respiração de realidade virtual precisa e robusta utilizando a resistência à respiração como modalidade de saída”.

O equipamento é capaz de monitorar a respiração do usuário e incorporá-la à realidade virtual, buscando ampliar a sensação de imersão. Conforme exemplificado pelo site UOL,  quem estiver usando a máscara pode ser capaz de inflar um balão ou soprar uma vela no metaverso. Além disso, em jogos como “The Last of Us 2”, no qual é necessário apertar um botão para “prender a respiração” e melhorar a precisão de um tiro de arco e flecha, a pessoa poderia, simplesmente, segurar o fôlego de verdade.

Leia mais:

Por outro lado, a AirRes Mask também pode dificultar a capacidade de respirar. Embora seja muito estranho alguém querer sentir como é ser asfixiado (ainda que de forma virtual), essa simulação tem uma finalidade apropriada. O objetivo, segundo os criadores, é reforçar a percepção de perigo ou melhorar a consciência situacional em simulações de treinamento de bombeiros, por exemplo, ou para a psicoterapia, fornecendo estímulos físicos adicionais.

Por enquanto, o projeto saiu do papel apenas como protótipo e, a princípio, não existe intenção de que ele seja comercializado para o público.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Veja vídeo: máscara de realidade virtual simula sufocamento por incêndio apareceu primeiro em Olhar Digital.



Fonte: https://olhardigital.com.br/2022/05/29/ciencia-e-espaco/veja-video-mascara-de-realidade-virtual-simula-sufocamento-por-incendio/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Envie sua sugestão de pauta pelo Whatsapp