27/05/2022 às 09h48min - Atualizada em 29/05/2022 às 00h01min

Percebeu algo estranho na sua saliva? Saiba o que pode ser

Boca seca, gosto amargo e excesso de saliva são distúrbios da glândula salivar

SALA DA NOTÍCIA Vero Lettera Comunicação

Quando comemos algo salgado e sentimos a boca seca, não damos muita importância. Mas quando a sua saliva está escassa ou em excesso ou temos a percepção de boca amarga, ácida ou dolorida, você deve investigar se pode ser um distúrbio da sua glândula salivar. Temos seis glândulas salivares maiores e também glândulas salivares menores ao longo de toda a extensão da mucosa, e todas são responsáveis em produzir cerca de um litro e meio de saliva por dia, gerando lubrificação, autolimpeza e hidratação da cavidade bucal como um todo. Ainda, ela possui propriedades de imunidade e é faz o papel de início da digestão. Quando a saliva não está saudável, existem alguns distúrbios causados por síndromes e doenças dessas glândulas, o que pode prejudicar a sua função.

Algumas possíveis causas de excesso de saliva pode ser fome, ânsia de vômito, consumo de chicletes, nascimento dos primeiros dentes (em bebês) e ingestão de alimentos picantes ou ácidos. 

Porém, podem existir quadros mais graves. Segundo a cirurgiã dentista Dra. Cláudia Gobor, “a ingestão de bebidas alcoólicas e o tabagismo podem alterar a produção salivar e deixar a boca mais suscetível a outras doenças, como a gengivite e o câncer bucal”. Além dessas doenças, as principais causas de boca seca, excesso de saliva ou gosto amargo são:

A síndrome de Síndrome de Sjögren (alteração do sistema imunológico caracterizado por olhos secos e boca seca)
Sialodenite (infecção bacteriana da glândula salivar)
Sialolitíase (pedras salivares na saída do ducto salivar)
Parotidite (inflamação das glândulas salivares parótidas)

A Dra. Cláudia finaliza orientando que ‘’os cuidados com a higiene bucal também interferem na salivação. Então escove os dentes depois das refeições, use o fio dental todos os dias e visite seu dentista regularmente’’. Em caso de qualquer alteração na sua saliva, procure um profissional.

Serviço: Dra. Cláudia Christianne Gobor

Cirurgiã Dentista especialista pelo MEC no tratamento da Halitose

Ex-Presidente da Associação Brasileira de Halitose e Atual Conselheira Consultiva

website: https://www.bomhalitocuritiba.com.br/

(41) 3022-3131 | (41) 99977-7087

Redes sociais:

Instagram: @bomhalitocuritiba

Facebook: @bomhalitocuritiba


Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece! Basta clicar aqui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.