28/05/2022 às 15h19min - Atualizada em 29/05/2022 às 00h00min

Nova vacina consegue vencer defesa de tumores cancerígenos

A nova vacina impede que tumores se fixem na superfície de células imunológicas T e as estourem, e já foi testada em macacos

Olhar Digital
https://olhardigital.com.br/2022/05/28/medicina-e-saude/nova-vacina-consegue-vencer-defesa-tumores/

Uma equipe de pesquisadores de instituições nos EUA e Japão desenvolveu um novo tipo de vacina que ajuda o sistema imunológico a destruir tumores cancerígenos. O artigo foi publicado na revista Nature alguns dias atrás, e descreve a nova vacina e seus efeitos em cobaias animais.

A nova vacina funciona eliminando uma das principais estratégias de defesa usada pelos tumores, abrir caminho na superfície de células T. Essas células são implementadas quando o corpo detecta um tumor em crescimento e alerta o sistema imunológico. Os tumores se fixam nas proteínas MICA e MICB na superfície das células T e as estouram, ficando livres para crescer. A nova vacina funciona intercedendo nesse processo, impedindo que o tumor estoure as células imunológicas enviadas para matá-lo. A vacina aumenta a densidade de proteínas na superfície das células cancerígenas, o que os pesquisadores descrevem como “incitar a imunidade protetora”.

Recentemente, pesquisadores vêm explorando diversas vacinas contra o câncer. A vacina para HPV, por exemplo, já reduz bastante o risco de câncer cervical. Nesta vacina para câncer, os pesquisadores desenvolveram um processo mais generalizado, que eles acreditam que pode ser usado contra vários tipos de tumor.

Leia mais:

Segundo o estudo, a vacina se mostrou segura para camundongos e macacos-rhesus. Os pesquisadores apontaram que a vacina funciona ainda melhor quando usada em conjunto com radioterapia. Agora começa o processo clínico para testar a nova vacina contra tumores em humanos.

Via MedicalExpress

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Nova vacina consegue vencer defesa de tumores cancerígenos apareceu primeiro em Olhar Digital.



Fonte: https://olhardigital.com.br/2022/05/28/medicina-e-saude/nova-vacina-consegue-vencer-defesa-tumores/

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece! Basta clicar aqui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.