27/05/2022 às 13h26min - Atualizada em 27/05/2022 às 18h21min

Personal trainer das famosas destaca 10 motivos para investir no boxe tailandês

A modalidade queridinha das celebridades, ajuda a diminuir o percentual de gordura, estimula a agilidade mental e ainda pode perder até 600 calorias por aula

SALA DA NOTÍCIA Fernanda Sene
André Macedo
A arte marcial milenar conhecida como Muay Thai é uma excelente opção de atividade física para quem quer dar um upgrade nos treinos ou para quem está em busca de uma modalidade para chamar de sua. “Se a meta é dar os primeiros passos para sair do sedentarismo optar por uma aula de luta é investir em um combo de benefícios que vão trabalhar a parte física e a emocional”, destaca André Macedo, Especialista em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP e personal trainer na Bodytech Eldorado e Iguatemi SP.

As aulas são dinâmicas e ajudam a manter o ritmo e ao final da atividade: aquela sensação de missão cumprida. O Muay Thai conta com muitos benefícios, entre eles, neuromuscular, cognitivo, comportamental e metabólico. A modalidade pode ser praticada por todos, sem restrição de idade ou alguma debilidade que a pessoa possa apresentar, tudo é adaptável, se um cadeirante quiser participar da aula, vai aprender diversas sequências de socos e cotoveladas. “A indicação também é válida para cardiopatas, hipertensos e diabéticos. As adaptações e a intensidade devem ser orientadas por um profissional qualificado”, orienta Macedo.

As características desse tipo de aula podem ajudar a solucionar uma queixa recorrente entre as mulheres: o metabolismo lento. O boxe tailandês é muito dinâmico em seus movimentos. Essa agilidade ajuda a elevar a frequência cardíaca, contribui para a aceleração do sistema metabólico com impactos positivos, a diurese é estimulada, auxilia no esvaziamento gástrico, na diminuição do percentual de gordura da cintura e do quadril, e a melhora da celulite.

A jornalista e deputada federal Joice Hasselmann é uma das famosas adeptas das aulas de Muay Thai. Ela está esbanjando vitalidade e bem-estar com sua rotina fitness e tem provado que é possível mudar o estilo de vida, ter uma vida saudável e que nunca é tarde para começar ou até mesmo recomeçar.

“Escolhi a modalidade por afinidade, por trabalhar todos os grupos musculares. Não queria um esporte que trabalhasse só os braços ou só as pernas. No início, foi uma experiência de conhecimento e depois virou uma paixão. As primeiras impressões foram maravilhosas, tanto que eu nunca mais larguei. A minha agenda é muito intensa e corrida, não consigo praticar no volume que gostaria. O grande diferencial da aula é o fato de sempre estar muito atenta, é um exercício mental também. Você não pode se descuidar nenhum minuto, tem que estar com a cabeça e o cérebro totalmente concentrados. Isso me ajuda muito, consigo me desligar dos problemas externos para me concentrar apenas na aula, então acaba sendo uma terapia”, comenta Hasselmann.

Segundo Joice – “o benefício mais importante do Muay Thai é cuidar da mente e do corpo. É praticamente uma espécie de meditação. E a mudança preferida no corpo são as coxas de zagueiro. Quanto mais você chuta e treina, mais fortes ficam as coxas. Outro ponto positivo é perder gordura como um todo”.

Quer mais incentivos para investir na modalidade? O educador físico listou 10 benefícios proporcionados pelo Muay Thai. Saiba quais são:

1.      Acelera o metabolismo;
2.      Aumenta a capacidade cardiopulmonar;
3.      Diminuição gordura e do colesterol;
4.      Melhora do sono;
5.      Aumenta a capacidade cardiopulmonar, a força, a resistência muscular, o equilíbrio e a visão periférica;
6.      Auxilia na definição muscular dos ombros, tríceps, dorsais, glúteo, quadríceps, ísquios e abdômen;
7.      Diminui e ajuda a controlar a ansiedade;
8.      Dá um upgrade na autoconfiança e na autoestima;
9.      Estimula a agilidade mental;
10.  A perda calórica em uma aula de 60 minutos para iniciantes é de 300 a 400 kcal, intermediário de 400 a 600 kcal e avançados acima de 600 kcal. O gasto calórico corresponde a uma mulher de 60kg.

Segundo o resumo científico divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a prevalência global de ansiedade e depressão aumentou em 25% durante o primeiro ano de pandemia. Realizar atividade física aumenta a liberação de neurotransmissores ligados ao humor: a serotonina e a endorfina – conhecidos como hormônios da felicidade. Essas substâncias são capazes de melhorar o bem-estar.

Dica do especialista: Participar das aulas de Muay Thai é uma forma saudável de aliviar a ansiedade e o estresse. Por ser uma atividade movimentada é necessário focar toda a atenção nos movimentos, na coordenação e nos golpes.  É um momento para manter a cabeça vazia, deixar fluir, manter o corpo fortalecido e equilibrado, estimular a autoconfiança, aprender algo novo e conseguir desempenhar o proposto pelo professor.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece! Basta clicar aqui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.