26/05/2022 às 09h57min - Atualizada em 26/05/2022 às 22h00min

Raça Montana utiliza genômica para avaliar machos

Raça Montana utiliza genômica para avaliar machos

SALA DA NOTÍCIA Irvin Dias Costa de Souza Garcia
O uso da genômica é a grande novidade da avaliação dos machos Montana. “Os criadores da Associação Internacional de Criadores de Montana (AIC-MTN) trabalham há mais de duas décadas na seleção de animais compostos de alta qualidade genética que contribuem para o aumento da produtividade de rebanhos em todas as regiões do país. Nesse processo, são sempre incorporadas novas tecnologias. A genômica é uma importante ferramenta de seleção, que objetiva intensificar ainda mais a acurácia dos novos reprodutores da raça”, explica Gabriela Giacomini, superintendente técnica da AIC-MTN.
 
José Bento Sterman Ferrazprofessor de Genética e Melhoramento Animal da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo – campus de Pirassununga (FZEA-USP), afirma que o Montana está sintonizado com os programas de seleção mais avançados do Brasil ao usar DEP genômica. “A genômica precisa ser bem compreendida para não ser considerada a solução de todos os problemas. Afinal, é uma metodologia auxiliar, que provoca importante adição de qualidade, ao corrigir eventuais erros de pedigree e adicionar uma nova fonte de informação, os efeitos dos marcadores moleculares. No caso do Montana, nós usamos um painel com 50 mil marcadores, sendo que cada um tem o seu efeito, ainda que pequeno, e a somatória desses efeitos dá o valor genômico do animal, o que pode alterar a classificação geral. Geneticamente, cada animal pode ter potencial maior ou menor do que os outros para transmitir genes para sua descendência. O grande impacto que a genômica traz às avaliações genéticas está na acurácia. As avaliações genéticas ou genômicas são expressas em predições, conhecidas como DEP – Diferença Esperada de Progênie. A acurácia das predições de touros jovens, ofertados ao mercado, normalmente é de 25% e 30%. Com a genômica, conseguimos acurácia de 45% ou mais, ou seja, semelhantes a touros que têm 15 a 20 filhos, isso é muito importante e o criador tem muito mais segurança no que comprou”.
 
“O aumento da acurácia nos ajuda muito na hora de escolher os touros de teste de progênie, touros de reposição e doadoras de embriões, diminuindo as incertezas e riscos. O nível de acerto passa a estar em outro patamar”, ressalta Gabriela. 
O Índice Montana, principal critério de seleção da raça, é composto por 20% para a DEP de peso ao desmame, 20% para ganho de peso pós-desmama, 30% para peso ao sobreano, 10% para perímetro escrotal e 20% para musculosidade.
 
Sobre a Associação Internacional de Criadores de Montana (AIC-MTN)

A AIC-MTN foi criada oficialmente em 30 de setembro de 2020. A entidade começa seus trabalhos originados no Programa Montana, com oito associados envolvidos no melhoramento genético da raça. O plantel atual é 10 mil matrizes e são comercializados 800 touros com CEIP por ano. Os pecuaristas interessados em se filiar devem entrar em contato pelo e-mail contato@montana.org.br.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece! Basta clicar aqui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.