26/05/2022 às 09h40min - Atualizada em 26/05/2022 às 12h01min

Sente-se enjoado depois de exercício? Saiba a razão e como evitar

 

Noticias Ao Minuto
https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/1911648/sente-se-enjoado-depois-de-exercicio-saiba-a-razao-e-como-evitar?utm_source=rss-lifestyle&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed

A maior parte das pessoas fazem exercício para se sentirem melhor, porém outros sentem-se enjoados quando praticam uma atividade física, algo que pode ser bastante desconfortável, mas existem explicações cientificas para justificar este fenômeno, segundo o professor e diretor do Clinical Anatomy Learning Centre da Lancaster University, Adam Taylor.

Quando exercitamos, há um aumento do fluxo sanguíneo para os músculos em atividade, nomeadamente o cérebro, pulmões e coração. Este aumento no fluxo sanguíneo é impulsionado pela parte do sistema nervoso que ajuda a regular todas as nossas respostas involuntárias do corpo, (como frequência cardíaca, pressão arterial e digestão).

O organismo desenvolve este aumento de fluxo alargando as artérias para que possam transportar mais sangue, contudo, o sistema nervoso, simultaneamente estreita os vasos sanguíneos que circulam no sistema gastrointestinal (como o estômago). Durante um treino intenso, isso pode atingir 80% dos vasos.

Isto acontece porque há uma quantidade limitada de sangue no corpo, e o aumento da necessidade de oxigénio por parte de alguns tecidos só pode ser compensado alterando a quantidade de sangue que vai para outros. Significando que a quantidade de sangue que circula no corpo pode ser reduzida em áreas que num determinado momento não precisam de tanto oxigênio.

Assim, caso uma pessoa tenha comido e seguidamente realizado atividade física, a comida estica o estômago, resultando na liberação de ácido e enzimas necessárias para digerir os alimentos, os músculos do estômago também se tornam mais ativos durante a digestão, causando maior necessidade de oxigénio e fluxo sanguíneo para o estômago e outros tecidos gastrointestinais. O conflito no corpo de diferentes tecidos, que exigem em simultâneo oxigênio, pode ser uma das razões pelas quais a náusea acontece durante ou após um treino. 

Além disso, o estômago e outros órgãos abdominais também podem ser comprimidos durante o exercício, o que pode contribuir ainda mais para a sensação de enjoo.

Quando se deve comer antes de fazer exercício?

Se pratica desporto imediatamente ou até uma hora depois de comer, é mais provável que sinta náuseas – independentemente do nível de exercício ou da intensidade do treino.

Leva aproximadamente duas horas para que os alimentos sólidos sejam decompostos pelo estômago e entrem no intestino delgado, logo se sentir náuseas depois dos treinos, talvez seja melhor esperar pelo menos duas horas após uma refeição.

O que come antes de cada treino também pode determinar se vai ou não sentir enjoos. Alimentos ricos em fibras, gordurosos ou até ricos em proteínas estão todos ligados a uma maior probabilidade de náuseas depois de um treino.

O que fazer para não sentir enjoos durante um treino? 

Primeiro, pode mudar ou reduzir o tipo de treino habitual e ir aumentando a intensidade lentamente. Deve também beber bastante água antes e depois da atividade física, pois muita ou pouca quantidade pode causar náuseas por diferentes razões.

Em termos de alimentação, o ideal é evitar duas horas antes da atividade e escolher os alimentos certos – como carboidratos de alta qualidade (bananas ou batatas-doces), ou proteínas e gorduras não saturadas (como nozes ou outros frutos secos). Estes alimentos não apenas vão dar energia ao corpo, mas não são tão difíceis de digerir como outros.

 



Fonte: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/1911648/sente-se-enjoado-depois-de-exercicio-saiba-a-razao-e-como-evitar?utm_source=rss-lifestyle&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece! Basta clicar aqui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.