25/05/2022 às 10h36min - Atualizada em 26/05/2022 às 00h01min

Vida que Prospera está com inscrições abertas para atividades gratuitas de Educação Financeira nas escolas

Atividades presenciais foram retomadas em abril. Desde então, foram mais de 1.000 alunos e 50 professores beneficiados pelo projeto da Unicred Integração

SALA DA NOTÍCIA Vida que Prospera
https://www.vidaqueprospera.com.br/
Regina Lain

Com o retorno das aulas presenciais, o Vida que Prospera, programa social da Unicred Integração, também está de volta. Assim, as escolas que desejarem receber o programa já podem se inscrever. Para as escolas participantes, o projeto realiza atividades com os alunos, a fim de incentivar a Educação Financeira desde cedo, além de oferecer uma formação em educação financeira para professores da educação básica no formato EAD.

A dinâmica da atividade para os alunos ocorre com a chegada de um ônibus que se transforma em sala de aula itinerante, para levar conteúdos de educação financeira. As atividades interativas podem ser realizadas com grupos de até 30 crianças, que são convidadas a conhecer a História do Dinheiro e do Cooperativismo, assistindo a vídeos exclusivos, no próprio ônibus.

Depois, já em sala de aula, os alunos são estimulados a participar do Jogo do Desafio, um tabuleiro gigante que promove uma experiência de tomada de decisão financeira e reflexão sobre hábitos de consumo e uso do dinheiro. A atividade valoriza a participação colaborativa entre os estudantes.

A vivência que oferecemos para os alunos é uma demonstração da relação que a educação financeira tem com a vida. Para os professores que acompanham as atividades, fica evidente o diálogo do tema com a história, a geografia, a língua portuguesa e as demais áreas do conhecimento. É comum associar a Educação Financeira com a matemática, mas, quanto mais interdisciplinar for a abordagem, mais significativo será aprendizado”.

Para aprofundar a reflexão, atualizar e sensibilizar os docentes sobre a importância da educação financeira em todas as áreas do conhecimento, o Vida que Prospera oferece a Formação para professores.

A educação financeira é um tema cada vez mais relevante e, ao ser abordado pela escola, contribui positivamente na formação das crianças e adolescentes, que levam para casa o assunto para ser discutido com as famílias.

Programa visitou escolas em Bento Gonçalves e Farroupilha

O Mês de abril marcou o retorno do Vida que Prospera, que passou em escolas de dois municípios gaúchos. Cerca de 400 alunos da Escola Municipal Senador Teotônio Vilela em Farroupilha, e mais de 600 alunos do Colégio Sagrado Coração de Jesus de Bento Gonçalves.

O objetivo do Vida que Prospera é oferecer a experiência para o maior número de escolas dos municípios onde a Unicred Integração está inserida.

Unicred Integração

A Unicred Integração ganhou essa denominação em 1º de abril de 2013, a partir da unificação de três forças cooperativas regionais gaúchas: Unicred Nordeste (sede em Caxias do Sul), Unicred Litoral Sul (sede em Rio Grande) e Unicred Pelotas. Atualmente com mais de 12 mil cooperados, proporciona suporte financeiro por meio de créditos, aplicações financeiras e prestação de serviços da forma mais simples e benéfica. Organizada em bases democráticas, busca atender às necessidades dos cooperados, que também são donos da instituição financeira. Nos últimos dois anos, a Unicred Integração ampliou sua área de atuação e agora conta com Unidades em Fortaleza (Ceará), Natal (Rio Grande do Norte) e Teresina (Piauí).

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Envie sua sugestão de pauta pelo Whatsapp