25/05/2022 às 19h01min - Atualizada em 26/05/2022 às 00h00min

Brasil não possui medicamentos para tratar varíola dos macacos

Os medicamentos utilizados para tratar a varíola dos macacos não possuem autorização da Anvisa e não estão disponíveis no Brasil

Olhar Digital
https://olhardigital.com.br/2022/05/25/medicina-e-saude/brasil-nao-possui-medicamentos-para-tratar-variola-dos-macacos/

A varíola dos macacos está preocupando autoridades de saúde de todo o mundo. Ainda não há casos da doença registrados no Brasil, porém, o Ministério da Saúde já criou uma sala de situação para monitorar a evolução dos casos no mundo e possíveis casos suspeitos em território nacional.

O tratamento da varíola dos macacos é feito com alguns remédios que não estão disponíveis para comercialização no Brasil. Medicamento como brincidofovir, tecovirimat e cidofovir não possuem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), então não podem ser disponibilizados no país.

Leia também!

De acordo com o jornal O Globo, integrantes da Anvisa alertaram que estão monitorando a situação, mas que, por enquanto, não há nenhuma decisão tomada. O registro mais recente de um medicamento contra a varíola foi em 2010 – era o antiviral cidofovir.  

“Não há medicamentos com indicação pra tratamento de varíola no Brasil. Existe registro para a substância doxiciclina que é indicada para ‘varíola por riquétsia’, que se trata de uma outra variação da doença. Não há registro de brincidofovir (ou só o cidofovir) e tecovirimat. Para cidofovir já houve registro, mas está caduco desde 2010”, afirmou a Anvisa em comunicado enviado ao Globo.  

Homem sem camisa com brotoejas avermelhadas

Homem sem camisa com brotoejas avermelhadas

Crédito: Berkay Ataseven

A varíola dos macacos é da mesma família da varíola convencional, erradicada no mundo todo em 1980. A dos macacos, no entanto, é considerada bem menos grave e ocorre principalmente em países da África Central e Ocidental. 

Os principais sintomas da varíola dos macacos são:   

  • febre;  
  • dor de cabeça;  
  • dor nas costas ou musculares;   
  • inflamações nos nódulos linfáticos;  
  • calafrios;  
  • exaustão;  
  • coceira que geralmente começa no rosto;  
  • lesões na pele.   

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Brasil não possui medicamentos para tratar varíola dos macacos apareceu primeiro em Olhar Digital.



Fonte: https://olhardigital.com.br/2022/05/25/medicina-e-saude/brasil-nao-possui-medicamentos-para-tratar-variola-dos-macacos/

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece! Basta clicar aqui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.