25/05/2022 às 06h28min - Atualizada em 25/05/2022 às 06h28min

Danificado por cupins, flamboyant da Câmara de Cachoeiro precisa ser cortado

O belo flamboyant que enfeita a praça está com os dias contados

O belo flamboyant que enfeita a praça Jerônimo Monteiro, em frente à fachada da Câmara de Cachoeiro, infelizmente está com os dias contados. Nesta terça-feira (24), a pedido da Câmara, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou um diagnóstico sobre as condições da árvore e concluiu que ela está correndo perigo de queda, devido a um grande buraco, de cerca de 2 metros de altura, feito por cupins em seu interior. Para evitar o risco a pedestres, veículos e ao próprio prédio da Câmara, o corte será realizado ainda esta semana.

“Pedimos a poda da árvore, mas infelizmente fomos informados de que ela precisa ser removida integralmente, porque há risco de acidentes. É uma notícia muito triste para todos no Poder Legislativo e acredito que para muitos cachoeirenses”, lamenta o presidente da Câmara, Brás Zagotto (Podemos). Segundo ele, outra árvore será plantada no local. 

Embora não existam registros oficiais sobre o seu plantio, acredita-se que o flamboyant da Câmara, como é conhecido, possa datar de 1903, quando o primeiro prédio público foi construído no local, já que uma foto feita anos depois registra uma árvore em crescimento no mesmo local. Outros acreditam que seu plantio ocorreu após a construção do prédio atual da Câmara, na década de 40, pois o tempo de vida médio dos flamboyants é de 70 anos.

“O fato é que este flamboyant é uma árvore muito antiga, que praticamente se tornou uma marca da Câmara Municipal e um dos pontos de destaque do centro da cidade”, conta Brás, lembrando que, em 2009, o flamboyant foi uma das seis árvores de Cachoeiro que concorreu ao título de “Patrimônio Natural do Município”. A sua copa se destaque por abrigar outras espécies vegetais, inclusive orquídeas, e por uma grande variedade de pássaros.       

 


Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece! Basta clicar aqui.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.