21/05/2022 às 03h14min - Atualizada em 21/05/2022 às 10h42min

Covid-19: como o vírus chegou na fechada Coreia do Norte?

Um dos países mais fechados do mundo, a Coreia do Norte conseguiu se segurar sem casos de Covid-19 durante mais de dois anos

Olhar Digital
https://olhardigital.com.br/2022/05/21/coronavirus/covid-19-como-o-virus-chegou-na-fechada-coreia-do-norte/

A Coreia do Norte é um dos países mais fechados do mundo, e não é exagero dizer que seja o mais fechado de toda a comunidade internacional. Essa característica fez com que a Coreia do Norte fosse um dos únicos do mundo a não enfrentar surtos de Covid-19, mas isso mudou do fim de abril para cá.

Há pelo menos um mês, o país asiático vem enfrentando uma onda severa de casos de Covid-19, a primeira desde o início da pandemia. Mas como um país tão fechado e que se fechou mais ainda nesses últimos dois anos foi exposto ao vírus da Covid-19? A resposta é mais simples do que se imagina.

Como o vírus se espalhou

Durante mais de dois anos, a Coreia do Norte manteve suas fronteiras permanentemente fechadas para conter a Covid-19, porém, no fim de abril de 2022, houve um evento importante para o país: a celebração dos 90 anos do exército norte-coreano.

O evento reuniu mais de 20 mil pessoas  em Pyongyang, capital do país. Esta grande concentração de pessoas em só lugar pode ter ajudado no espalhamento do vírus na capital, que é o epicentro da doença, e no interior, para onde o vírus foi levado no retorno dos viajantes.

Mas como ele chegou lá?

Isso explica como o vírus se espalhou pelo país, mas não diz como ele chegou lá. A resposta para essa dúvida também é relativamente simples. Um dos poucos países que têm boas relações com a Coreia do Norte é a China, que, pouco antes, enfrentou um surto de Covid-19 em algumas regiões, como Xangai.

Fronteiras Coreia do Norte

Fronteiras Coreia do Norte

Coreia do Norte faz fronteira ao sul com a Coreia do Sul, ao leste com a Rússia e ao norte com a China. Crédito: World Atlas

Desde o início deste ano, Kim Jong-Un aliviou um pouco as restrições de contenção da doença e permitiu um grande fluxo comercial com a China. A Coreia faz fronteira ao norte com o gigante asiático, e essa fronteira pode ter sido a porta de entrada do vírus no país.

Até o momento, pelo menos 50 pessoas morreram com sintomas similares aos da Covid-19 na Coreia do Norte desde o final de abril. Mais de 1,2 milhão de norte-coreanos já apresentaram sintomas similares aos da doença, porém, a testagem e a divulgação de dados oficiais é bastante escassa.

Via: R7

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Covid-19: como o vírus chegou na fechada Coreia do Norte? apareceu primeiro em Olhar Digital.



Fonte: https://olhardigital.com.br/2022/05/21/coronavirus/covid-19-como-o-virus-chegou-na-fechada-coreia-do-norte/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Envie sua sugestão de pauta pelo Whatsapp