19/05/2022 às 16h22min - Atualizada em 20/05/2022 às 00h01min

Faculdade Pan-Americana de Administração e Direito entra no programa “Universidade Amiga da Justiça Eleitoral”

Projeto da instituição curitibana incentiva a participação de jovens no processo eleitoral para estimular o trabalho voluntário

SALA DA NOTÍCIA Rodrigo de Lorenzi Oliveira
https://www.fapad.edu.br/

A Faculdade Pan-Americana de Administração e Direito de Curitiba (Fapad) ingressou no programa "Universidade Amiga da Justiça Eleitoral", iniciativa lançada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) com o objetivo de estimular estudantes de qualquer curso a participar do processo eleitoral como mesários voluntários. Eles recebem, em contrapartida, até 60 horas extracurriculares, isenção de taxas em concursos públicos estaduais, desempate em concurso públicos, entre outras vantagens. O projeto tem parceria com mais de 60 universidades do Paraná, entre instituições públicas e privadas, de diferentes cidades do estado. 

"A parceria é uma oportunidade de conhecimento e integração entre estudantes e o Poder Judiciário para que os jovens conheçam o processo eleitoral de forma ativa e se sensibilizem sobre a importância da democracia e da segurança do processo eletrônico de votação. O programa também é uma oportunidade para incentivar o trabalho voluntário e o pleno exercício da cidadania, com uma experiência social prática”, explica Ana Cristina Baruffi, coordenadora do curso de Direito da Fapad.

Para participar, basta que o estudante se voluntarie a ser mesário nas eleições. Entre as vantagens estão:

- Dispensa do trabalho pelo dobro dos dias de convocação, sem prejuízo de salário;

- Auxílio-alimentação para o dia da eleição;

- Vantagem de desempate em concursos públicos da Justiça Eleitoral, quando expresso no edital;

- Vantagem de desempate em outros concursos públicos, quando previsto em edital;

- Isenção do pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos realizados pelo Poder Público Estadual (Lei 19.196/2017).

Para saber mais como se candidatar a mesário nas eleições acesse o site do TRE-PR.


Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece! Basta clicar aqui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.