19/05/2022 às 13h33min - Atualizada em 19/05/2022 às 14h10min

Plataforma IDEM oferece gestão dos itinerários escolares do novo Ensino Médio

A IDEM já auxilia 27 escolas a se adaptarem ao novo ensino médio implementado em 2022

SALA DA NOTÍCIA PinePR
Freepik

Com a determinação do Novo Ensino Médio, aprovado pela lei, em 2017, e que foi implementada este ano ano, tanto em escolas públicas quanto particulares, os alunos deverão cumprir os chamados itinerários formativos que contém, além das áreas de conhecimento já conhecidas - ciências da natureza, linguagens, matemática e ciências humanas - a formação técnico e profissional. Foi pensando nesse novo modelo de aprendizagem que a Vetor Editora, empresa cinquentenária com foco em pesquisa, desenvolvimento e geração de conhecimento por meio de conteúdos especializados para a área psicológica, lançou a plataforma IDEM, que auxilia na gestão dos itinerários escolares.

A solução foi criada com o propósito de facilitar esse momento não apenas para as escolas com a gestão dessa nova carga horária (que aumenta de 2.400 para 3 mil horas) como também ajudar os alunos na escolha do itinerário que mais faça mais sentido para as habilidades que ele apresenta.

A plataforma, que já foi aplicada em quase mil alunos, realiza um teste onde é possível verificar quais itinerários têm mais a ver com cada estudante. “A partir desse teste, que é semelhante a um teste vocacional, as escolas têm acesso aos resultados de forma online e conseguem organizar os horários de professores, a distribuição de alunos em salas de aula, a compra de material didático e a distribuição de toda a carga horária necessária para cumprir as normativas da lei”, explica o CEO da Vetor Editora, Ricardo Mattos. Para isso, foi criada uma espécie de calculadora para montar a grade curricular de acordo com os resultados de cada escola. Segundo a, co-autora do teste IDEM, Regina Crestani, psicóloga e diretora escolar, a plataforma contribui para diminuir a evasão escolar, seja nos pedidos de troca de salas de aula, seja na desistência, propriamente dita. 

Cruzando os resultados da plataforma com a livre escolha de itinerário dos estudantes foi possível constatar uma taxa de 40% de erro. Isso ocorre pelo fato dessa escolha ser realizada em momento muito precoce, no qual os alunos estão muito imaturos e focam em estar junto dos melhores amigos, de professores admirados, sem perceber a importância de olhar para os reflexos dessa escolha no seu futuro. “É evidente o ganho gerado para o aluno e para a escola”, complementa Rosane Levenfus, psicóloga, co-autora do teste IDEM, ex-presidente da Associação Brasileira de Orientação Profissional - ABOP.

A IDEM já atende 27 escolas e pretende aumentar o número exponencialmente  em 2022. Recentemente, foi aprovada no edital de tecnologias educacionais da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, podendo vir a ser implementada em todas as escolas estaduais que desejarem usar a plataforma.  

Sobre a Vetor Editora:

Fundada há 55 anos, a Vetor Editora é uma empresa voltada para pesquisa, desenvolvimento e geração de conhecimento, por meio da publicação de testes psicológicos, instrumentos multidisciplinares e livros destinados às áreas de psicologia, fonoaudiologia, neuropsicologia, pedagogia, psicopedagogia e outras. A empresa também presta serviços de contratação, consultoria e treinamentos para Recursos Humanos de organizações por meio de sua linha de negócios, a Vetor Serviços, oferece cursos presenciais e a distância (EaD) e possui uma plataforma, a VOL Vetor Online, que oferece a possibilidade de aplicação e correção de instrumentos e testes psicológicos online.
 


 

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece! Basta clicar aqui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.