19/05/2022 às 08h21min - Atualizada em 19/05/2022 às 10h00min

Golfinhos reconhecem os amigos à distância através da urina, aponta estudo

Você reconhece seus amigos através da voz ou perfume, já os golfinhos usam uma tática diferente: urina e seu guinchos característicos.

Olhar Digital
https://olhardigital.com.br/2022/05/19/ciencia-e-espaco/golfinhos-reconhecem-os-amigos-a-distancia-atraves-da-urina-aponta-estudo/

Você possivelmente reconhece seus amigos através da voz, perfume ou até jeito de andar, já os golfinhos usam uma tática diferente: urina e seu guinchos característicos. É assim que esses animais marinhos reconhecem os amigos à distância, de acordo com um novo estudo publicado na última quarta-feira (18) no Sciences Advances.

“O uso do paladar é altamente útil em mar aberto, pois as plumas de urina podem permanecer tempos depois de os animais terem saído”, afirmaram a equipe liderada por Jason Bruck, da universidade de St. Andrews. Ele complementou que “reconhecendo quem deixou seu rastro, os golfinhos poderiam sentir a presença recente de um indivíduo mesmo sem perceber sua presença de forma vocal”.

Para conseguir responder essa pergunta, os cientistas realizaram experiências em laboratório, mas sem deixar claro se os golfinhos estavam usando os marcadores para se comunicar de forma natural.

Imagem: Andrea Izzotti/Shutterstock

Os golfinhos-nariz-de-garrafa usam “guinchos característicos” para se falarem e ainda conseguem se lembrar deles até 20 anos depois. Tanto que no estudo, os pesquisadores apresentaram a oito golfinhos amostras da urina de indivíduos familiares e desconhecidos, descobrindo que os mamíferos usavam o triplo do tempo absorvendo amostras de urina dos indivíduos conhecidos.

Além disso, a inspeção genital – em que o golfinho usa sua mandíbula para tocar os genitais de outros indivíduos – também é comum na hora de interagir, sendo a oportunidade para provar a urina dos demais. Para o estudo, os golfinhos foram treinados para fornecer amostras de urina em troca de comida.

Uma curiosidade é que os golfinhos não possuem bulbos olfativos e o nervo correspondente é subdesenvolvido, por isso, os pesquisadores acreditam de que seja o paladar e não o olfato que está em jogo. O próximo passo foi comparar as amostras com as gravações dos guinchos reproduzidos por buzinas debaixo d’água, o qual corresponde ao mesmo golfinho do qual veio a amostra de urina, ou então uma amostra sem qualquer correspondência.

Leia mais:

Os golfinhos ficaram perto da buzina por mais tempo quando as vocalizações coincidiam com as amostras de urina. Para os cientistas, é possível que as principais proteínas e lipídios contidos na urina fossem as responsáveis pela capacidade dos golfinhos de diferenciar.

“Dadas as capacidades de reconhecimento reveladas no nosso estudo, pensamos ser possível que os golfinhos também consigam extrair outras informações da urina, como sua fase reprodutiva, ou usar feromônios para influenciar o comportamento dos outros”, concluíram.

Fonte: UOL

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Golfinhos reconhecem os amigos à distância através da urina, aponta estudo apareceu primeiro em Olhar Digital.



Fonte: https://olhardigital.com.br/2022/05/19/ciencia-e-espaco/golfinhos-reconhecem-os-amigos-a-distancia-atraves-da-urina-aponta-estudo/

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece! Basta clicar aqui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.