18/05/2022 às 11h16min - Atualizada em 18/05/2022 às 11h20min

Escola Técnica Tupy e Tecnoiso firmam parceria para curso de metrologia

Formação vai habilitar profissionais técnicos para a análise, calibração de equipamentos e dimensionamento de peças, ferramentais e maquinários

SALA DA NOTÍCIA GRAZIELA JANAINA LINDNER DE SOUZA
www.ett.com.br
Divulgação/ETT
Uma parceria entre a Escola Técnica Tupy e a Tecnoiso – especialista em calibração e manutenção de instrumentos de medição – vai possibilitar a abertura, em Joinville, de um novo curso: técnico em Metrologia. Responsáveis pela calibração de equipamentos, análises, interpretação de desenhos, dimensionamento de peças, ferramentais e maquinários, os profissionais de metrologia têm sido altamente demandados.

Para atender à turma, a ETT contará com um laboratório no novo Complexo de Engenharias que será inaugurado no dia 2 de junho, no Campus Anita Garibaldi. O local terá a infraestrutura necessária para as aulas práticas focadas em dez grandezas da metrologia e atenderá também os cursos de graduação da UniSociesc. As grandezas são propriedades usadas para medir, dimensionar ou quantificar uma substância ou corpo com base em números ou referências padrão.

Com o convênio, os profissionais da Tecnoiso atuarão como tutores, participando da formação dos estudantes. Leonardo Rosa Júnior, CEO da empresa, está otimista com a novidade. “Teremos na região o primeiro curso técnico em Metrologia Científica, que contará com um moderno laboratório de metrologia e aulas práticas para a formação de profissionais de excelência nessa área”, anuncia.

A Metrologia Científica se utiliza de instrumentos, pesquisas e metodologias que seguem padrões de medição nacionais e internacionais. Os técnicos nesta área podem atuar com soluções industriais inovadoras, avaliação da conformidade de produtos e processos, garantias de qualidade e proteção da indústria e do consumidor.

Atuando há 20 anos no segmento, a Tecnoiso oferece serviços de calibração, manutenção, diagnósticos e análises da NR-13 (norma regulamentadora que orienta a inspeção de segurança e de operação para vasos de pressão, caldeiras e tubulações), gerenciamento metrológico, automação, locação e vendas de equipamentos para checagem de temperatura, pressão, deformação, força, massa, vazão e nível, ph, condutividade etc.

De acordo com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), essa ciência atesta a confiabilidade dos sistemas de medição, garante que as especificações técnicas e normas sejam cumpridas e os produtos ou equipamentos tenham a qualidade necessária. Graças à metrologia, é possível reduzir o consumo e desperdício de matérias-primas e aumentar a produtividade, tornando a indústria brasileira mais eficiente.

O diretor da ETT, Flávio Sartori, diz que a conexão da Tecnoiso com o ecossistema de ensino técnico e acadêmico traz excelentes perspectivas para a formação profissional. “Com uma base da Tecnoiso montada dentro da escola, facilitaremos muito a aproximação dos estudantes às realidades do dia a dia da profissão. Além da qualidade na formação, essa parceria deve aumentar consideravelmente a empregabilidade para os novos técnicos na área”, diz.

Atualmente, cerca de 90% dos estudantes que fazem um curso técnico na ETT ingressam no mercado de trabalho antes da formatura. O curso técnico em Metrologia da Escola Técnica Tupy será presencial, com duração de 18 meses, e as aulas vão ocorrer no Campus Anita Garibaldi. A reserva de vaga pode ser feita no site www.ett.com.br ou pelo whatsapp (47) 99934-4026. Mais informações pelo telefone (47) 3461-0252, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h30 às 17h15.


Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece! Basta clicar aqui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.