16/05/2022 às 10h59min - Atualizada em 18/05/2022 às 00h00min

10 dicas para potencializar ao máximo seus cuidados com a saúde oral e conquistar um belo sorriso

Se você acredita que apenas a escovação convencional é suficiente para manter a saúde dos dentes em dia, é melhor rever seus conceitos. Cuidados que vão desde a escolha da escova até a adoção de novos hábitos alimentares também são indispensáveis para evitar problemas como cáries e gengivite.

SALA DA NOTÍCIA Holding Comunicações
São Paulo – Foi-se o tempo em que se acreditava que bastava qualquer escova e creme dental para garantir uma boa saúde oral e conquistar dentes bonitos. Hoje sabemos que apenas estes produtos não são capazes de garantir a remoção completa dos detritos alimentares e da placa bacteriana. “Dor de dente, halitose, cáries, infecções nos dentes, gengivite e muitos outros problemas estão diretamente relacionados com a falta de higiene oral correta. E apenas a utilização de escovas dentais normais, com poucas cerdas e de baixa qualidade, não é o suficiente”, afirma o Dr. Hugo Lewgoy, cirurgião-dentista e doutor pela USP. Então, para te ajudar a manter o sorriso bonito e livre de problemas, o especialista deu dez dicas para você ir além da simples escovação e potencializar os seus cuidados com a saúde oral. Confira:
Escova CS 5460 Ultraasoft

Escova CS 5460 Ultraasoft


Escolha a escova correta: Não é segredo para ninguém que a escovação regular dos dentes é indispensável. Mas é importante realizar essa etapa com uma escova ultramacia, já que escovas com cerdas duras podem desgastar o esmalte de seus dentes e provocar retração gengival. “Além disso, a escova também deve possuir uma grande quantidade de cerdas, pois, quanto mais cerdas, maior é a eficácia da escovação e menor é o acúmulo de placa bacteriana no dente”, alerta o cirurgião-dentista. Um bom exemplo neste caso é a escova CS 5460 ultrasoft, da CURAPROX, que conta com 5460 cerdas de Curen®, um tipo de fibra mais fina e ultramacia capaz de desorganizar totalmente a placa bacteriana sem causar injúrias ou traumatismos nos dentes e gengivas.
Herbal Bliss

Herbal Bliss


O creme dental também é importante: Assim como com as escovas, é preciso ficar atento às características dos cremes dentais utilizados, visto que, segundo o Dr. Hugo, a grande maioria dos produtos desse tipo possuem ação abrasiva, o que, em excesso, pode contribuir para o desgaste do esmalte dos dentes e a retração da gengiva. Mas a boa notícia é que existem no mercado produtos pouco abrasivos, como a Herbal Bliss ToothPaste, da Swiss Smile, que possui uma fórmula preciosa e equilibrada capaz de fortalecer os dentes sensíveis e aliviar gengivas doloridas. Livre de SLS (Sodium Laryl Sulphate) em sua composição, possuindo assim baixa abrasividade, o produto ainda conta com propriedades anti-inflamatórias dos extratos de edelweiss, de equinácea e de chá verde presentes na composição corrigem o equilíbrio bacteriano e também regeneram e revitalizam as gengivas inflamadas.
Escova Interdental CS Prime

Escova Interdental CS Prime


Não se esqueça do fio dental e da escova interdental: Apenas a escovação não é suficiente para higienização efetiva da cavidade oral. Por isso, aposte também no uso do fio dental e de uma escova interdental, como a CURAPROX CS Prime. “Enquanto o fio dental auxilia na remoção de detritos alimentares e pontos de contato muito apertados, a escova interdental realiza a desorganização da placa bacteriana nas irregularidades e depressões interdentais que o fio dental não consegue higienizar”, destaca o médico.

Escova e Gel TUNG

Escova e Gel TUNG

Higienize também a língua:
A higienização da língua também é fundamental para manter a saúde oral em dia, evitando o mau hálito e o desenvolvimento de microrganismos que também podem ser nocivos para a dentição. Para isso, utilize escovas e instrumentos próprios para a limpeza da língua, como o sistema TUNG, da EHM, composto pela escova TUNG Brush e pelo gel TUNG. Enquanto a escova tem cerdas um pouco mais firmes que as das escovas dentais convencionais, sendo assim mais eficaz em penetrar nas fissuras e irregularidades da língua para desalojar a saburra lingual, o gel facilita a remoção desta saburra e neutraliza os gases que provocam odor desagradável.

PerioPlus+

PerioPlus+


Aposte no enxaguatório bucal: O uso de enxaguatórios, como os produtos da linha Perio Plus+ da Curaprox, também é indispensável, pois, de acordo com o especialista, possuem ação importante na prevenção do desenvolvimento de microrganismos na cavidade oral. “Isso porque esses enxaguatórios são formulados com CITROX®, que é um agente antimicrobiano muito eficaz, com efeito bactericida, antifúngico e antiviral. Além disso, possuem Clorexidina, um agente antisséptico de amplo espectro de ação contra microrganismos patogênicos, sendo assim considerado o enxaguatório oral ‘padrão-ouro’ na Odontologia”, completa o Dr. Hugo.
Pearl Dental Shine

Pearl Dental Shine


Invista nos clareadores: Quem sofre com dentes amarelados pode optar ainda pelo uso dos clareadores dentais. Existem diversas opções no mercado capazes de promover o branqueamento dos dentes sem prejudicar a saúde oral, como o Pearl Dental Shine, da Swiss Smile, uma espuma dental microporosa que possui efeito cosmético branqueador e a capacidade de proteger os dentes e gengivas sensíveis por 16 horas. Graças a uma nova e exclusiva tecnologia, o Pearl Shine Dental Conditioner deposita uma delicada e estimulante camada de peptídeos e hidroxiapatita sobre os dentes, cobrindo-os suavemente e reparando os danos no esmalte dental e nos colos sensíveis com um filme protetor.

Desestresse: Além da higienização da boca, é fundamental também que você cuide da saúde de seu organismo como um todo, pois alguns fatores, como o estresse, podem afetar diretamente a saúde bucal. “Em momentos de estresse produzimos altas quantidades de hormônios como hidrocortisona, cortisol e adrenalina, substâncias que desencadeiam um efeito pró-inflamatório no organismo, o que favorece o surgimento de inflamações e infecções, incluindo doenças periodontais”, afirma o Dr. Hugo Lewgoy. “Além disso, quando estamos estressados aumentamos a prática de hábitos negativos, como a má higiene oral, o que, somado a vulnerabilidade do organismo, pode favorecer o surgimento de doenças como cáries, gengivite e halitose”, alerta. Por isso, invista em cuidados que visem a redução do estresse, como meditar, praticar exercícios físicos diariamente e dormir bem.

Reduza o consumo de álcool: Cerveja, champanhe, vinho e outras bebidas alcoólicas devem ser consumidas com moderação e sempre seguida de um copo de água, já que o álcool pode ser prejudicial para a saúde dos dentes. “O organismo precisa de água para metabolizar o álcool. Logo, quando não há água suficiente, ocorre um processo de desidratação com a consequente diminuição na produção de saliva. Como resultado, ficamos mais suscetíveis ao desenvolvimento de doenças como cáries, gengivites e erosão dental, visto que uma das principais funções da saliva é justamente proteger os dentes e as mucosas orais”, destaca o Dr Hugo.

Alimente-se corretamente: Outro cuidado importante para manutenção da saúde oral é a adoção de uma alimentação balanceada e livre principalmente de açúcar, que é um dos principais vilões da saúde bucal, favorecendo o aparecimento de cáries, gengivite, halitose e outras doenças periodontais. “O recomendado então é limitar o consumo de açúcar, ingerindo, no máximo, uma colher de sopa do ingrediente por dia”, aconselha o especialista. “Além disso, verifique nos rótulos dos produtos se existe algum tipo de açúcar escondido, limite a frequência dos lanches entre as refeições, substitua os refrigerantes por água e evite alimentos açucarados pegajosos, como chicletes e balas, que podem deixar resíduos nos dentes e favorecer o aparecimento das doenças orais”, completa o Dr. Hugo Lewgoy.

Consulte um dentista regularmente: Por fim, é fundamental que você consulte um dentista com regularidade, já que ele é o profissional indicado para realizar uma avaliação da qualidade dos seus dentes, indicando assim os cuidados mais adequados para que você consiga manter a saúde oral em dia

FONTES:
CURAPROX -
 Os produtos CURAPROX refletem décadas de pesquisas, um conhecimento profundo sobre higiene oral e o trabalho em cooperação com as principais lideranças profissionais da Odontologia mundial. Estes produtos traduzem-se em benefícios abrangentes com alta qualidade e sofisticação para garantir a prevenção das doenças orais de forma totalmente eficiente e sem machucar as gengivas.


EHM - empresa especializada na importação de produtos de qualidade “premium” e proprietária da CURAPROX no Brasil.

SWISS SMILE: Luxo, design atemporal e estética. A gama de produtos para a beleza dentária da Swiss Smile é progressiva, moderna, de alta qualidade e exclusiva. Os produtos combinam design e os mais altos padrões estéticos com tecnologia inovadora e funcionalidade premium, em sintonia com as necessidades de cuidados da saúde bucal. Materiais de alta qualidade e ingredientes luxuosos fazem hoje com que também os brasileiros possam sorrir com uma experiência de bem-estar diária incomparável.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece! Basta clicar aqui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.