17/05/2022 às 21h38min - Atualizada em 18/05/2022 às 00h00min

Veja os melhores investimentos no atual cenário de juros a 12,75% ao ano

Com a taxa Selic a 12,75% ao ano, é preciso muita cautela nos investimentos. Veja os que são mais rentáveis nesse atual cenário da economia.

Olhar Digital
https://olhardigital.com.br/2022/05/17/tira-duvidas/veja-os-melhores-investimentos-no-atual-cenario-de-juros-a-1275-ao-ano/

Uma forma inteligente de utilizar o dinheiro é por meio dos investimentos. No entanto, há momentos da economia que precisam de mais cautela e análises bem apuradas sobre os melhores produtos a serem escolhidos. Nesse atual momento em que a taxa Selic está em 12,75% ao ano, principalmente para tentar controlar a inflação, a dica é optar pelas modalidades conhecidas como pós-fixados. Além disso, a renda fixa também se apresenta como uma boa opção. 

Educação financeira  

Muitos brasileiros já estão aderindo à educação financeira, melhorando as aplicações e fazendo o dinheiro render. Assim, muita gente está aprendendo a sair da tradicional poupança com retorno fixo de 6,17% ao ano + TR para aproveitar melhor os juros e aplicar o dinheiro em previdência privada ou mesmo na “bola da vez”, que é fundo de multimercados. 

Leia mais:

Fundo de Multimercados 

O fundo de multimercados está chamando a atenção porque somente neste ano já teve um rendimento de 7,19%. 

Leonardo Alonso, assessor de investimentos da Maestro Investimentos, explica que o fundo de multimercados conta com um gestor, que tem a possibilidade de realizar alocação do dinheiro em renda fixa, em renda variável, em investimentos internacionais e que tudo vai depender do objetivo do fundo em questão. 

“Há vários tipos de fundos, independentemente do modelo de estratégia adotado, o principal objetivo do fundo de multimercados é a proteção da carteira do cliente. O gestor analisa o cenário econômico do momento e se utiliza do meio mais eficiente para a diversificação da aplicação”, explicou o assessor de investimentos da Maestro. 

O fundo de multimercado atende aquele investidor que não tem um perfil tão arrojado, mas que também não é tão conservador. 

“Os fundos multimercados costumam ser vistos como alternativas tanto quando o assunto é risco quanto no que se refere à potencial de retorno” acrescentou o especialista. 

Leonardo Alonso é assessor financeiro e afirma que muitos investimentos necessitam de consultorias para investidores não perderem dinheiro. Imagem: Arquivo Pessoal

Previdência Privada 

O interesse pela previdência privada vem crescendo nos últimos anos, muitos investidores despertaram para este investimento por conta da longevidade da terceira idade e com a pandemia do coronavírus, muitos optaram por esta modalidade por questão de segurança de renda extra. 

Além disso, a alta de juros, que deve se estender ao longo deste ano, também favorece a rentabilidade dos planos. Segundo o especialista, essa modalidade é um planejamento a longo prazo e que necessita de auxílio de profissionais especializados. 

“Existem fundos de previdência onde se investem em renda fixa, ou somente em multimercados ou somente em ações. O especialista fará a estratégia para fazer o melhor planejamento a longo prazo, adequando o plano a melhor rentabilidade”. 

Além do cenário atual, que potencializa a perspectiva de rentabilidade da previdência privada, outra vantagem que o investidor encontra é a possibilidade de abatimento no Imposto de Renda.  

Para quem faz a adesão à previdência privada na modalidade Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) é possível deduzir as contribuições realizadas ao longo do ano até o limite de 12% dos rendimentos brutos tributáveis. Nesse caso, a declaração anual do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) deve ser feita utilizando o modelo completo. 

Ações 

No caso de quem investe na Bolsa, o investidor deverá ficar atento a segmentos que possam se beneficiar da alta de juros, como por exemplo o setor bancário, que são os fornecedores de crédito. 

“Neste caso é preciso analisar bastante o cenário econômico interno e externo, as estratégias de cada empresa e o cenário interno desta empresa, se é uma boa pagadora de dividendos. Qual segmento é impactado positivamente ou negativamente e ainda, avaliar que segmento é interessante dentro da Bolsa para se investir num momento de Selic alta. E sempre contar com uma assessoria especializada, pois este profissional irá auxiliar com análises e estratégias neste processo de escolha para se investir com segurança”, finalizou Leonardo Alonso. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Veja os melhores investimentos no atual cenário de juros a 12,75% ao ano apareceu primeiro em Olhar Digital.



Fonte: https://olhardigital.com.br/2022/05/17/tira-duvidas/veja-os-melhores-investimentos-no-atual-cenario-de-juros-a-1275-ao-ano/

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece! Basta clicar aqui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.