17/05/2022 às 00h18min - Atualizada em 17/05/2022 às 02h00min

Frente fria histórica: madrugadas geladas, neve e ventos de 100 km por hora chegam esta semana

A presença de um ciclone extratropical deve provocar um fenômeno raro para essa época do ano, causando uma frente fria histórica

Olhar Digital
https://olhardigital.com.br/2022/05/17/ciencia-e-espaco/frente-fria-historica-madrugadas-geladas-neve-e-ventos-de-100-km-por-hora-chegam-esta-semana/

Já pode preparar as roupas de inverno e tirar o pó dos cobertores, as baixas temperaturas chegam de vez ao longo desta semana. A presença de um ciclone extratropical no litoral do Rio Grande do Sul deve provocar um fenômeno raro para essa época do ano, causando uma frente fria histórica.

No começo da semana, na segunda (16), várias cidades de Santa Catarina amanheceram com temperaturas bem baixas, entre 1,4ºC, em Fraiburgo, e 4,2ºC, em Bom Jardim da Serra. Já nesta terça-feira (17), há chances de nevar no Brasil, principalmente na Serra Catarinense. Tanto que uma onda de frio intensa deve levar a temperatura para até -3ºC em Santa Catarina, de acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram).

E não para por aí, a Defesa Civil alertou que a sensação de frio pode piorar muito com a formação de vendavais, são esperadas rajadas de até 65 quilômetros por hora em Santa Catarina e de até 100 quilômetros por hora no Rio Grande do Sul.

A semana também contará com fortes rajadas, de 80 a 100 quilômetros por hora, no Rio Grande do Sul. Por isso, os meteorologistas alertam para a possiblidade de acontecer danos no sistema de transmissão de energia elétrica nos pontos mais afetados. Em lugares como Porto Alegre, os vendavais mais intensos devem ocorrer na madrugada desta quarta-feira. Em praticamente todo o litoral do Sul e Sudeste do Brasil o mar pode ficar agitado.

frio

frio

Baixas temperaturas
Imagem: Shutterstock

Na capital paulista não será muito diferente, a previsão é de madrugadas geladas com mínima de 7ºC entre quarta, dia 18, e sábado, dia 21, podendo ser até a menor temperatura do ano. Inclusive, bairros na região Sul da capital, que ficam mais próximos da Serra do Mar, ainda podem chegar a temperaturas de 5ºC. A cidade sofre risco de geada e o mesmo acontece no interior do estado, com mínimas entre 2ºC e 5ºC, conforme informações da Metsul Meteorologia.

Outras regiões como Centro-Oeste terão temperaturas baixas, de até 7ºC entre quarta e sexta, em capitais como Campo Grande (MS), Cuiabá (MT) e Goiânia (GO). Enquanto no Distrito Federal, a previsão é de mínimas de 5ºC. S

A frente fria histórica pode desencadear outro fenômeno raro no Brasil: chuva congelante. A situação acontece se houver o choque da massa de ar polar com pontos de atmosfera mais quente e assim, as gotas de água congelam antes mesmo de tocar o chão.

Inclusive, a explicação para esse frio atípico nesta época do ano é por conta do avanço dessa massa de ar polar junto com o ciclone extratropical. Por mais que o pico deva ocorrer ao longo dessa semana, as baixas temperaturas devem continuar durante todo o mês de maio.

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Frente fria histórica: madrugadas geladas, neve e ventos de 100 km por hora chegam esta semana apareceu primeiro em Olhar Digital.



Fonte: https://olhardigital.com.br/2022/05/17/ciencia-e-espaco/frente-fria-historica-madrugadas-geladas-neve-e-ventos-de-100-km-por-hora-chegam-esta-semana/

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece! Basta clicar aqui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.