16/05/2022 às 03h48min - Atualizada em 16/05/2022 às 06h00min

Quatro equipes brasileiras participam de competição internacional de foguetes; uma delas é da UFSC

Uma equipe de competição de foguetes da UFSC está em preparação para participar da Spaceport America Cup (SAC)

Olhar Digital
https://olhardigital.com.br/2022/05/16/ciencia-e-espaco/quatro-equipes-brasileiras-participam-de-competicao-internacional-de-foguetes-uma-delas-e-da-ufsc/

Uma equipe de competição de foguetes do Centro Tecnológico de Joinville (CTJ), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), está em preparação para participar da Spaceport America Cup (SAC), que é a maior competição de foguetes universitários do mundo, nos Estados Unidos, que ocorre entre os dias 21 a 25 junho de 2022.

O time se chama ‘Kosmos Rocketry’ e está entre as quatro equipes brasileiras selecionadas para participar da competição. “Ainda não caiu a ficha. Acho que só vai cair quando a gente estiver lá nos Estados Unidos lançando o foguete”,  comentou João Pedro Sandrin Golynski, líder da equipe.

A preparação para o evento começou há um ano e irão concorrer com o foguete VLK-1 (Veículo Lançador Kosmos) na categoria de 3 km de apogeu. “Começou pelo mental. A equipe tem que estar preparada. Tivemos que fazer um processo mental, que iria ser puxado”, continuou.

Para participar, o grupo de jovens precisou submeter o projeto técnico e explicar a visão para o futuro da área, incluindo como movimentam a comunidade local. Depois, passaram por uma sequência de três atualizações, para saber quais foram as atividades realizadas pela equipe durante os meses seguintes e agora, estão a caminho da competição de foguetes.  

“A nossa preparação está assim, domingo a domingo, das oito da manhã às oito da noite no laboratório. Trabalhando, projetando, escrevendo para se preparar para ir pra lá”, revelou o João Pedro. Ademais, a equipe está realizando testes com o motor do VLK-1, sendo que o último foi um teste estático para verificar a segurança do sistema de propulsão. De acordo com ele, o motor alcançou 91% do impulso teórico.

Leia mais:

Para conseguirem ir ao evento, a Kosmos também contou com investimento de patrocinadores, como o financiamento da Pró-Reitoria de Extensão da UFSC (PROEX) e da FAPESC, vendas de workshops e produtos colecionáveis. Inclusive, ainda está aberta para contribuições pelo site https://www.kosmosrocketry.com/crowdfunding/

A equipe – que hoje participa de uma competição mundial de foguetes – foi criada em 2013 e essa não é a primeira competição em irão participar. Em 2020, eles ganharam o 10° lugar geral da competição e o 4° lugar – Combustão Sólida de 1 km de Apogeu Prêmio de Sportsmanship, no Latin America Space Challenge (LASC).

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Quatro equipes brasileiras participam de competição internacional de foguetes; uma delas é da UFSC apareceu primeiro em Olhar Digital.



Fonte: https://olhardigital.com.br/2022/05/16/ciencia-e-espaco/quatro-equipes-brasileiras-participam-de-competicao-internacional-de-foguetes-uma-delas-e-da-ufsc/

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece! Basta clicar aqui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.