15/05/2022 às 15h43min - Atualizada em 16/05/2022 às 00h00min

Urna eletrônica não é violada no fim dos testes realizados pelo TSE e Polícia Federal

O Tribunal Superior Eleitoral encerrou a sexta edição do Teste Público de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação (TPS)

Olhar Digital
https://olhardigital.com.br/2022/05/15/seguranca/urna-eletronica-tse/

Na última sexta-feira (13), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou que encerrou com sucesso a sexta edição do Teste Público de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação (TPS), que começou na última quarta-feira (11).

O procedimento acontece em diferentes etapas, que identificam e verificam se foram realizados aprimoramentos no software da urna eletrônica para reforçar a segurança a partir do que foi apontado por especialistas. A fase de teste anterior aconteceu de 21 a 27 de novembro do ano passado.

Urna eletrônica

Urna eletrônica

Imagem: divulgação/TSE

Os responsáveis pelos ataques considerados bem-sucedidos – que ao todo foram cinco – retornaram ao Tribunal na semana passada para repetir os testes em uma nova versão do sistema que roda nas urnas.

No fim, segundo as autoridades, nenhum dos grupos obteve sucesso em comprometer e/ou violar a integridade ou sigilo dos votos. A partir de agora, cabe ao TSE implementar essas soluções antes das Eleições 2022.

O resultado oficial dos testes será divulgado no dia 30 de maio.

Leia mais:

O que é o TPS?

O Teste Público de Segurança já faz parte do calendário eleitoral desde 2009. A medida, segundo o TSE, é um dos principais marcos no processo de desenvolvimento dos sistemas eleitorais. 

Normalmente, a bateria de testes costuma ocorrer no ano que antecede o pleito. A edição de agora foi realizada no Centro de Divulgação das Eleições (CDE), localizado no edifício-sede do TSE, em Brasília.

Essa edição foi a maior já realizada, com recorde de inscritos e mais tempo para execução dos planos para verificação dos códigos-fonte da urna eletrônica. O TPS atual contou com a participação de 26 especialistas em Tecnologia e Segurança da Informação.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Urna eletrônica não é violada no fim dos testes realizados pelo TSE e Polícia Federal apareceu primeiro em Olhar Digital.



Fonte: https://olhardigital.com.br/2022/05/15/seguranca/urna-eletronica-tse/

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece! Basta clicar aqui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.