18/02/2022 às 21h16min - Atualizada em 19/02/2022 às 00h00min

Covid-19: Hong Kong enfrenta maior surto na China desde 2020

A cidade de Hong Kong está passando pelo maior surto de Covid-19 na China desde fevereiro de 2020, com mais de 6.000 casos diários

Olhar Digital
https://olhardigital.com.br/2022/02/18/coronavirus/covid-19-hong-kong-enfrenta-maior-surto-na-china-desde-2020/

Hong Kong está passando por um dos piores surtos de Covid-19 em um território pertencente à China desde o início da pandemia. A explosão de novos casos na cidade tem colocado em xeque a política “Covid Zero” da China, que consiste em testes em massa, isolamento social e lockdowns localizados.

Em menos de um mês, o número de casos diários em Hong Kong subiu de pouco mais de 100, para mais de 6.000. Este é o maior número de casos diários na China desde 12 de fevereiro de 2020, quando Wuhan relatou mais de 15.000 casos em um único dia.

Na ocasião, a China decretou o primeiro grande bloqueio para conter o surto da doença, que ainda não se chamava Covid-19. No entanto, hoje, a presidente executiva de Hong Kong, Carrie Lam, declarou que medidas desse tipo no território chinês estão fora de questão.

Testagem em massa e isolamento

Teste PCR contra Covid-19 sendo aplicado em indivíduo

Teste PCR contra Covid-19 sendo aplicado em indivíduo

Estratégia de Covid Zero da China tem se mostrado eficaz, mas não foi adotada em Hong Kong. Crédito: Drazen Zigic/Shutterstock

O plano da administração do território é testar cada um dos mais de 7,5 milhões de habitantes da cidade e transformar os hotéis da cidade em centros de isolamento para quem testar positivo. Contudo, essas testagens só devem começar em março, neste meio tempo, os casos podem continuar subindo.

“Alinhar e reunir para testes apresenta um enorme risco de infecção”, disse o virologista da Universidade de Hong Kong, Jin Dong-Yan. “Se a carga de casos atingir dezenas de milhares como previsto, os testes em massa só farão as coisas irem de mal a pior. O que você precisa fazer é evitar o contato”.

Impossível copiar a China

Segundo Jin, porém, a oportunidade de implantar a estratégia que foi usada na China Continental, que envolve testagem em massa, já foi perdida. “Na China, eles só conseguem fazer isso porque as infecções são tão baixas que podem atirar nos mosquitos com balas de canhão”. disse ele.

As autoridades chinesas conseguiram montar uma enorme estrutura de detecção de casos e fechamentos localizados conforme os diagnósticos vão subindo. Porém, essa mesma estratégia não foi adotada em Hong Kong, que é um território autônomo chinês.

Leia mais:

Por conta disso, enquanto a China adota a estratégia de Covid zero, Hong Kong busca apenas diminuir a propagação do vírus, sem a esperança de zerar os casos por enquanto. Para isso, a cidade deve adotar o isolamento domiciliar e testes rápidos para informar o comportamento das pessoas.

Via: Bloomberg

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Covid-19: Hong Kong enfrenta maior surto na China desde 2020 apareceu primeiro em Olhar Digital.



Fonte: https://olhardigital.com.br/2022/02/18/coronavirus/covid-19-hong-kong-enfrenta-maior-surto-na-china-desde-2020/

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece! Basta clicar aqui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.