13/05/2022 às 18h23min - Atualizada em 13/05/2022 às 18h23min

Wanderson Bueno autoriza criação do programa de bem-estar animal em Viana

Prefeito explica o programa; veja vídeo

Cuidar e oferecer castração de cães e gatos de tutores de baixa renda residentes no município é o objetivo do programa de bem-estar animal de Viana. O serviço será ofertado de forma gratuita pela Prefeitura de Viana, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente (SEMMA) e da Saúde (SEMSA).

As inscrições para o pré cadastro foram abertas no último dia 26 de abril e se encerram na próxima segunda-feira, dia 16.

Para implementar o Programa de Castração, um pré-cadastro dos tutores de animais residentes no município está disponível. Por meio dele, a SEMMA fará a quantificação dos tutores e dos animais do município.

“O projeto de bem-estar animal está em fase de estudo e planejamento. Assim, precisamos saber exatamente quantos animais no município precisam ser castrados, quantos moradores necessitam do serviço e o número de protetores independentes e ONGs existentes em Viana”, destacou o prefeito de Viana, Wanderson Bueno.


O secretário de Meio Ambiente, Luiz Guilherme da Costa Cruz, afirma que o serviço será ofertado a todos os tutores vianenses, que serão classificados por grupos.

“Classificamos os tutores em quatro grupos para a definição de prioridades. Mas se você é morador de Viana você tem direito à castração gratuita. O programa é para todos.”, explicou o secretário.

Para orientar os tutores, o secretário de Meio Ambiente esclarece algumas dúvidas sobre o programa nessa primeira etapa de cadastros. Tire suas dúvidas!

Quem pode participar?

Todos os moradores de Viana podem participar! Para isso, é necessário ter comprovante de endereço e preencher o cadastro on-line.

Em qual grupo você está inserido?

GRUPO 1 – Morador de Viana que receba auxílio social ou possua renda familiar menor que 3 salários mínimos e que possua menos de 7 animais sob sua tutela

GRUPO 2 -  PROTETORES INDEPENDENTES

Moradores de Viana que possuam 7 animais ou mais sob sua tutela

GRUPO 3 – ONG’S

Pessoa Jurídica de direito privado com comprovada atuação no município de Viana dedicada à proteção, defesa e bem-estar animal, independentemente do número de animais sob sua tutela.

GRUPO 4 – Morador de Viana que possua menos de 7 animais sob sua tutela, independentemente de renda.

Quando começam os agendamentos para a castração?

O programa de castração está em fase de implantação e será lançado ainda no ano de 2022.

Quando terei que apresentar a documentação?

A documentação comprobatória dos dados informados será apresentada somente no cadastro para agendamento da castração, após implantação do projeto.

Para que serve esse pré-cadastro?

Esse pré-cadastro serve para que a equipe de planejamento do projeto tenha noção da quantidade de animais no município que precisam ser castrados, bem como saber a quantidade de munícipes que necessitam de serviços e dos protetores independentes e ONG’s instaladas no município!

Meus dados estão sendo expostos?

Não! Apenas a equipe responsável pelo planejamento do projeto tem acesso aos dados.

Vai ter castração de animal de rua?

A primeira fase do projeto destina-se apenas a animais que possuam tutores responsáveis.

Ainda não fez o Pré-Cadastro?

Caso ainda não tenha feito o cadastro, acesse o link e se candidate.

https://docs.google.com/forms/d/1TRMrfdFmeoMLL5uSSuRcPxfIadO5l2sWsggGfPRJrqE/edit

Ainda tem dúvidas?

Em caso de dúvidas, entre em contato com a SEMMA pelo telefone 2124-6722; por Whatsapp, no contato 99524-8432; ou pelo e-mail fiscalizacaoambiental@viana.es.gov.br


Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece! Basta clicar aqui.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.