11/05/2022 às 19h02min - Atualizada em 12/05/2022 às 00h00min

Cientistas descobrem maneira de impedir a infecção pelo coronavírus

Pesquisadores descobrem método mais eficaz que as vacinas para impedir a infecção pelo SARS-CoV-2, vírus responsável pela Covid-19

Olhar Digital
https://olhardigital.com.br/2022/05/11/coronavirus/cientistas-descobrem-maneira-de-impedir-a-infeccao-pelo-coronavirus/

Pesquisadores das universidades de Leuven e Namur conseguiram isolar um tipo de açúcar presente nas células humanas e que o vírus da Covid-19 utiliza para se instalar no corpo. A descoberta pode facilitar o início de um tratamento que impeça completamente a infecção pelo SARS-CoV-2.  

O estudo mostra que o SARS-CoV-2 interage com a proteína spike antes de chegar ao receptor ACE2, onde de fato acontece a infecção. Ao isolar o tipo de açúcar, foi possível bloquear os contatos entre a proteína e o vírus.  

Leia também!

“O vírus não atinge imediatamente no receptor ACE2, ele precisa primeiro explorar a superfície de nossas células para encontrar o bloqueio”, explicou o pesquisador David Alsteens ao jornal belga Le Soir.  

A série de açúcares 9-O-acetilados permitiu que os cientistas adicionassem uma segunda barreira para impedir que o vírus acesse o bloqueio que dá lugar ao receptor ACE2 desejado, evitando a infecção.  

Ao não conseguir infectar as células, o vírus da Covid-19 morre em algumas horas dentre do corpo humano. Deste modo, esse novo tipo de tratamento se tornaria ainda mais eficiente do que as vacinas disponíveis no mercado.  

Representação gráfica do SARS-CoV-2

Representação gráfica do SARS-CoV-2

Imagem: Kateryna Kon/Shutterstock

Por ora, os pesquisadores estão estudando a criação deste tipo de antiviral para ser testado em camundongos e, em seguida, caso sua segurança seja comprovada, poder testar em seres humanos. 

Alsteens comemorou a descoberta e afirmou que ela pode ser muito importante “para proteger contra todas as variantes futuras e para que se encontrem aplicações com outros tipos de vírus”. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Cientistas descobrem maneira de impedir a infecção pelo coronavírus apareceu primeiro em Olhar Digital.



Fonte: https://olhardigital.com.br/2022/05/11/coronavirus/cientistas-descobrem-maneira-de-impedir-a-infeccao-pelo-coronavirus/

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece! Basta clicar aqui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.