08/05/2022 às 13h26min - Atualizada em 08/05/2022 às 14h00min

Primeiro remédio para casos leves de Covid-19 é incorporado ao SUS

O Paxlovid, remédio da Pfizer contra a Covid-19, teve sua incorporação para casos leves de Covid-19 feita pelo Ministério da Saúde

Olhar Digital
https://olhardigital.com.br/2022/05/08/coronavirus/primeiro-remedio-para-casos-leves-de-covid-19-e-incorporado-ao-sus/

O Paxlovid, remédio da Pfizer contra a Covid-19, teve sua incorporação para casos leves de Covid-19 feita pelo Ministério da Saúde na última sexta-feira (6). Aprovado pela Anvisa no último dia 30, o medicamento agora faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com a publicação, o Ministério da Saúde tem agora um prazo de até 180 dias para que o remédio entre na rede pública no combate à Covid-19. O composto possui os antivirais nirmatrelvir e ritonavir e é indicado para casos leves da doença, prevenindo internações e complicações.

Como o foco é evitar que o quadro se agrave, o remédio deve ser inicialmente oferecido para pacientes com chances mais altas e complicações, como imunocomprometidos ou com idade igual ou superior a 65 anos. A aplicação ocorre em até cinco dias após o início dos sintomas e apenas em quem testou positivo para a doença. 

Remédio contra casos leves de Covid-19

O Paxlovid também pode ser comprado em farmácia com receita médica e a indicação é de que seja utilizado por até cinco dias, sendo uma pílula que reúne as substâncias nirmatrelvir e ritonavir.

Segundo a Anvisa, o remédio contra a Covid-19 não é indicado para grávidas, pessoas com insuficiência renal grave ou com falha renal e nem para pessoas que precisam ser internadas.

Leia mais:

“Reitero que a vacinação continua sendo a melhor estratégia para evitar a Covid-19, as hospitalizações e os óbitos”, disse a diretora Meiruze Freitas. A pílula havia sido autorizada de forma emergencial por outras agências regulatórias nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, México, Europa, China, Austrália e Japão.

Além do Paxlovid, a Anvisa já autorizou oito medicamentos para tratamento da doença e do total, três foram suspensos. No entanto, esse é primeiro a ser incorporado ao SUS pelo Ministério da Saúde.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Primeiro remédio para casos leves de Covid-19 é incorporado ao SUS apareceu primeiro em Olhar Digital.



Fonte: https://olhardigital.com.br/2022/05/08/coronavirus/primeiro-remedio-para-casos-leves-de-covid-19-e-incorporado-ao-sus/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Envie sua sugestão de pauta pelo Whatsapp