06/05/2022 às 17h47min - Atualizada em 07/05/2022 às 00h00min

Startup sul-coreana vai lançar seu primeiro foguete da Base de Alcântara

Um acordo entre a Innospace, da Coreia do Sul, prevê o carregamento de um satélite militar brasileiro em troca do uso da Base de Alcântara

Olhar Digital
https://olhardigital.com.br/2022/05/06/ciencia-e-espaco/startup-sul-coreana-vai-lancar-seu-primeiro-foguete-da-base-de-alcantara/

Esta semana, a startup aeroespacial sul-coreana Innospace anunciou que planeja realizar seu primeiro lançamento suborbital a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), espaçoporto da Agência Espacial Brasileira (AEB) localizado na costa atlântica norte do Brasil, no estado do Maranhão, também chamado de Base de Alcântara.

O foguete HANBIT-TLV nas instalações da startup Innospace, em Geumsan, na Coreia do Sul. Imagem: Divulgação/Innospace

Segundo a empresa, o lançamento, previsto para acontecer em dezembro de 2022, servirá como teste para um foguete de estágio único de cerca de 16 metros de altura chamado HANBIT-TLV. 

Esse será o primeiro voo de teste suborbital para validar o motor de primeiro estágio do HANBIT-Nano, um pequeno lançador de satélites da empresa capaz de transportar uma carga útil de até 50kg para uma órbita polar (que cruza os polos do planeta), a aproximadamente 500 km de altitude.

Leia mais:

De acordo com o site SpaceNews, a Innospace assinou um acordo com o Departamento Brasileiro de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) para lançar o Sistema de Navegação Inercial (SISNAV), projeto que tem o apoio da AEB e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), sob a supervisão da Força Aérea Brasileira.

A carga é um dispositivo de navegação que usa um computador e sensores de movimento e de rotação para calcular continuamente a posição, a orientação e a velocidade de um objeto em movimento, sem a necessidade de referências externas. 

Segundo o porta-voz do Innospace, Kim Jung-hee, a carga não será implantada no espaço nesse lançamento de teste. “O lançamento do teste permitirá que a DCTA verifique se o sistema de navegação inercial opera adequadamente em condições específicas, como vibração, choque e alta temperatura que ocorrem em todo o processo desde a decolagem e durante o voo”, disse ele. “Se o lançamento de teste do HANBIT-TLV for bem-sucedido, começaremos a nos preparar para um lançamento de teste de Hanbit-Nano”.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Startup sul-coreana vai lançar seu primeiro foguete da Base de Alcântara apareceu primeiro em Olhar Digital.



Fonte: https://olhardigital.com.br/2022/05/06/ciencia-e-espaco/startup-sul-coreana-vai-lancar-seu-primeiro-foguete-da-base-de-alcantara/

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece! Basta clicar aqui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.