03/05/2022 às 08h40min - Atualizada em 03/05/2022 às 10h01min

Sonha ter filhos? Esta doença pode afetar (e muito) a fertilidade

 

Noticias Ao Minuto
https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/1906135/sonha-ter-filhos-esta-doenca-pode-afetar-e-muito-a-fertilidade?utm_source=rss-lifestyle&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed

 A infertilidade pode acontecer devido a inúmeras razões e, embora, na maioria dos casos, as pessoas não têm qualquer tipo de controle sobre as causas atribuídas, existem também alguns fatores, que podem ser alterados, e que podem influenciar quando se trata de engravidar, como é o caso do excesso de peso ou da obesidade. 

Mas como é que o peso afeta a fertilidade? Em comunicado, a PronoKal explica "a obesidade é uma doença que pode causar infertilidade e comprometer a saúde das pessoas afetadas", sendo que "as mulheres obesas são menos propensas a engravidar", e em casos de obesidade grave, é reduzida para metade, em comparação com as mulheres com um peso normal ou saudável.

A obesidade está associada à disfunção na ovulação, uma vez que o excesso de gordura corporal pode desenvolver resistência à insulina, levando a alterações nos hormônios que regulam a ovulação. Além disso, o excesso de tecido adiposo afeta negativamente a qualidade dos óvulos e a sua capacidade de fertilização, bem como o útero ou endométrio, contribuindo para uma taxa mais elevada de abortos. "Ou seja, mesmo que engravide, o excesso de peso pode também influenciar a saúde da gravidez", alerta, sublinhando que "estudos mostram que a perda de peso, a atividade física e uma reeducação alimentar são favoráveis para pacientes que sofrem com excesso de peso ou obesidade e que querem conceber". 

Assim, incorporar hábitos saudáveis no dia-a-dia podem não só ajudar a engravidar e minimizar o risco de complicações, mas, acima de tudo, um peso saudável, tem efeitos físicos e psicológicos que podem significar um ganho na qualidade de vida.

 



Fonte: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/1906135/sonha-ter-filhos-esta-doenca-pode-afetar-e-muito-a-fertilidade?utm_source=rss-lifestyle&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece! Basta clicar aqui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.