21/02/2024 às 12h54min - Atualizada em 21/02/2024 às 12h54min

Com visão de futuro, prefeito de Presidente Kennedy desenvolve o projeto barraginhas

​Captar a água das enxurradas, reabastecer o lençol freático, preservar o solo, estão entre os objetivos do projeto

Foto: Divulgação
A prefeito de Presidente Kennedy, Dorlei Fontão, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA/PK), está desenvolvendo, desde o ano de 2022, o Projeto Barraginhas. 

O objetivo é a captação da água das enxurradas, favorecendo sua rápida infiltração no solo, entre uma chuva e outra, e o reabastecimento do lençol freático. 

A construção de barragens também preserva o solo e promove sustentabilidade hídrica. As enxurradas, quando não captadas, causam erosão e transportam sedimentos para os córregos e rios, provocando assoreamento dos cursos d’água e pode ocasionar enchentes.

As barraginhas ajudam a amenizar os efeitos das estiagens e viabiliza a sustentação de lagos para criação de peixes e o cultivo de hortas, lavouras e pomares, gerando um clima de motivação entre os agricultores, e proporcionando mais trabalho e renda.

Em quase dois anos de projeto, mais de 30 produtores rurais foram contemplados com a construção de 40 barraginhas. Um total de 11.700 metros de curva de nível em cochos executados, que resultou na captação e armazenamento de aproximadamente de 14 mil m³ de água proveniente das chuvas.

Para se cadastrar no Projeto, Barraginha, os produtores rurais devem preencher o formulário disponível no site da Prefeitura de Presidente Kennedy e protocolar, juntamente com os documentos nele citados (escritura do imóvel rural, CAR e documento com foto do requerente). O processo será analisado pela equipe técnica da SEMMA e, tendo viabilidade, será agendado a execução dos serviços contemplados.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece! Basta clicar aqui.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.