09/02/2024 às 17h22min - Atualizada em 11/02/2024 às 00h03min

Projeto cria sala reservada em Instituto Médico Legal para criança e adolescente vítima de violência

Câmara Federal
https://www.camara.leg.br/noticias/1035918-projeto-cria-sala-reservada-em-instituto-medico-legal-para-crianca-e-adolescente-vitima-de-violencia/
Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Marx Beltrão fala durante sessão do Plenário

Marx Beltrão fala durante sessão do Plenário

Marx Beltrão quer evitar novo contato entre vítimas e criminosos

O Projeto de Lei 6179/23 obriga a criação de uma sala específica nos Institutos Médico Legais (IMLs) para atender crianças e adolescentes que tenham sido vítimas de violência.

O texto, que é analisado na Câmara dos Deputados, determina que essas salas sejam equipadas para a realização de exames de corpo de delito, devendo preservar a intimidade, a dignidade, a imagem e a segurança das vítimas.

Caberá à Superintendência da Polícia Técnico-Científica responsável pelo IML promover as adequações necessárias no prazo de 60 dias.

O autor do projeto, deputado Marx Beltrão (PP-AL), afirma que as salas vão assegurar a preservação da intimidade de crianças e adolescentes, sem qualquer contato com criminosos. “Temos a obrigação de evitar que nossos menores tenham esse contato, mesmo que por algumas horas, situação que ficará na memória sem necessidade”, defende Beltrão.

Tramitação
O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Segurança Pública; de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/1035918-projeto-cria-sala-reservada-em-instituto-medico-legal-para-crianca-e-adolescente-vitima-de-violencia/

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece! Basta clicar aqui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.