07/02/2024 às 09h58min - Atualizada em 11/02/2024 às 00h00min

Carnaval e calorão: veja como manter a boa saúde durante a folia

O período de Carnaval pode ter temperaturas acima da média neste ano. Veja como prevenir problemas de saúde durante a folia

Fernando Garcel
Foto: Fernando Maia | Riotur

Tá na hora de vestir a fantasia e correr atrás dos blocos de Carnaval. No entanto, a previsão do Climatempo é de altas temperaturas para todas as regiões do Brasil, alguns locais com calor acima da média. Diante disso, é preciso ter alguns cuidados extras de saúde e evitar problemas mais sérios, como a fã da cantora Taylor Swift, que morreu por choque cardiogênico depois de uma exaustão térmica no Rio de Janeiro.

A nefrologista Silvia Carreira Ribeiro, do Eco Medical Center, em Curitiba, alerta que, o básico para manter os rins saudáveis é o que todos sabem: beber muita água. E ela ainda alerta: a cerveja, ou qualquer outra bebida alcóolica, não é uma opção para hidratar o corpo.

O álcool, ela explica, é diurético e leva a uma maior eliminação de urina pelos rins (inclusive a água do corpo), aumentando o risco de desidratação. Por isso é preciso evitar o consumo excessivo de álcool e intercalar com água, sucos naturais e água de coco.

O gastroenterologista André Gubert Weiss, do Eco Medical Center, ainda alerta para o consumo de outra bebida que está na moda: os energéticos. “Eles contêm alto teor de cafeína, que além de causar insônia e piorar uma gastrite, aumentam o risco de arritmias”, alerta o médico. “Os refrigerantes possuem alto teor de glicose e também não hidratam o corpo”, explica André.

Se estiver em local muito quente, proteja-se do sol e evite aglomerações. Mas se quiser correr atrás do bloco, orienta a Dra. Silvia Carreira Ribeiro, mantenha os limites do seu corpo.

 

Quanto aos sinais que o corpo dá, quem explica é a nefrologista Suzana Greffin, do Eco Medical Center. Inchaço, dor lombar persistente ou alterações na frequência de micção urinária são sinais de alerta para problemas renais. Ou então, se começar a ter mau hálito, fraqueza, irritabilidade, tonturas, dor de cabeça ou dor de estômago, por exemplo, é sinal de que é preciso parar e se alimentar. O ideal, diz o gastroenterologista André Weiss, é comer de três em três horas. Se possível, levar algumas castanhas e nozes na bolsa ajuda a evitar os longos períodos de jejum. Quem toma cerveja também não sente fome e “engana” o estômago.

Tem que dormir!

Depois da folia, descansar é crucial para a recuperação do corpo. “Garanta que, entre os eventos e a animação do Carnaval, você reserve tempo para dormir e permitir que seus rins se recuperem”, orienta Dra. Suzana. Faça massagens nos pés para ativar a circulação e, quando for deitar, eleve um pouco as pernas por alguns minutos, com ajuda de um travesseiro, para melhorar o retorno sanguíneo.

E na hora de se alimentar, controle a ingestão de sal. Evite os alimentos ricos em sódio e industrializados, pois eles podem causar retenção de líquidos e colocar pressão adicional nos rins, já saturado pelo consumo de álcool. Comeu aquele cachorro-quente depois da folia ou aquele petisco frito na praia? Então o gastroenterologista André Gubert Weiss orienta: na próxima refeição, priorize frutas, vegetais e proteínas magras.

E sempre observe o local onde vai comer, se é um ambiente bem higienizado. Dr. André alerta que o que causa a contaminação dos alimentos, na grande maioria das vezes, são as mãos. Por isso, o álcool gel não deve ser usado só para prevenir a Covid. Se não puder lavar as mãos, utilize-o em todas as ocasiões.

A Dra. Silvia Carreira Ribeiro ainda adiciona lembretes gerais importantes: escolha roupas leves e confortáveis, evite as apertadas e com tecidos sintéticos (prefira os de fibras naturais e de algodão) e use sapatos confortáveis. Sapato para bloco de Carnaval é o tênis, pois além de evitar dores e bolhas nos pés, evita a possibilidade de se cortar com cacos de vidro e outros objetos.

A maquiagem tem que estar na validade. Antes de usar, teste no antebraço se ela não dá alergia ou irritação. Se cair glitter no olho, não esfregue. Lave com soro fisiológico ou água abundante. Depois da folia, por maior que seja o cansaço, lave o rosto e tire a maquiagem para dormir.

Saúde íntima da mulher

Conforme o ginecologista Bruno Jagher Fogaça, as mulheres devem cuidar do xixi. É preciso ir ao banheiro e esvaziar a bexiga de tempos em tempos. Quando a mulher segura a urina por longos períodos, corre o risco de ter infecção urinária.

No meio do bloco de Carnaval, o jeito muitas vezes é usar banheiros químicos. E as mulheres devem evitar sentar no vaso sanitário. Ele indica sempre levar na na bolsa um álcool em gel, toalhas higiênicas ou até mesmo um urinol feminino, para facilitar a micção em pé.

A outra sugestão do Dr. Bruno é vestir roupas frescas e leves, evitando que a região da vulva e da vagina fique muito abafada. O calor é um fator que pode predispor à alteração da flora vaginal e propiciar corrimentos vaginais. E se a roupa íntima molhar, é primordial trocá-la, uma vez que a umidade também é um problema para a vulva.

Menstruei no Carnaval

Coletores menstruais, calcinhas e biquínis absorventes trazem mais mobilidade e liberdade no período menstrual. Mas caso a mulher opte por absorventes internos ou externos, explica o Dr. Bruno, é preciso fazer trocas frequentes. O calor e umidade podem alterar o ambiente vulvovaginal e predispor à ocorrência de corrimentos vaginais, assaduras e infecções. Também deve-se evitar o uso do protetor diário, para a região vaginal respirar.

Sobre o Eco Medical Center

O Eco Medical Center oferece mais de 200 médicos em 35 especialidades, além de exames integrados em um único local. Só em 2023 foram mais de 100 mil pacientes atendidos, incluindo 64 mil consultas e 159 mil exames. As consultas podem ser agendadas pelo aplicativo, telefone (41) 3123-6550, WhatsApp ou site: ecomedicalcenter.com.br. O centro médico, que atende os principais planos de saúde, está localizado na Rua Goiás, 70, no bairro Água Verde, em Curitiba.


 

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece! Basta clicar aqui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.