29/01/2024 às 11h29min - Atualizada em 29/01/2024 às 11h37min

Caravelas-portuguesas com tentáculos 'gigantes' aparecem no litoral; veja os cuidados

 

Notícias Ao Minuto
https://www.noticiasaominuto.com.br/ultima-hora/2109222/caravelas-portuguesas-com-tentaculos-gigantes-aparecem-no-litoral-veja-os-cuidados?utm_source=rss-brasil&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed

A presença de caravelas-portuguesas tem chamado a atenção de banhistas nas praias dos litorais paulista e gaúcho. Comum nessa época do ano, quando as águas estão mais quentes, a espécie gera encantamento pela beleza, mas ao mesmo tempo preocupa pelo risco de queimaduras na pele.

As caravelas-portuguesas, que ganharam esse nome pelo formato, que lembra as antigas embarcações, têm cores que variam do azul para o rosa, às vezes roxo. Elas não nadam, e se locomovem pelo mar flutuando.

As células urticantes ficam nos tentáculos, que podem chegar a 30 metros de comprimento. Em contato com a pele, pode provocar queimaduras de até terceiro grau.

No último dia 18, o fotógrafo Rafael Mesquita Ferreira registrou imagens de caravelas-portuguesas em Bertioga, no litoral paulista. Ele alertou para o risco de queimaduras, mas ressaltou a beleza das caravelas. "São perigosas, mas são lindas, não são?", escreveu.

No Rio Grande do Sul, imagens de caravelas-portuguesas foram feitas na praia de Capão da Canoa, uma das mais movimentadas do litoral norte gaúcho. O registro foi feito na semana passada.

O que fazer em caso de queimaduras por caravelas-portuguesas?

Quem encontrar uma dessas espécies não deve tocá-las. Caso haja contato, elas pode causar fortes dores, inchaço, vermelhidão no local afetado e sensação de queimadura.

A principal dica é lavar o local afetado com a própria água do mar. Não se deve usar água doce, porque ela piora o ardor e pode aumentar o inchaço;

Caso permaneçam restos de tentáculos na pele, eles devem ser retirados com o auxílio de uma pinça ou usando luvas;

Faça uso de compressas com vinagre. O ideal é mantê-la por cerca de dez minutos, fazer nova lavagem do local com água do mar, e repetir a compressa com vinagre;

Procure o pronto-socorro casos mais graves ou caso as dores permaneçam.

Leia Também: Feng Shui: Sete erros que estão 'bloqueando' as boas energias em casa



Fonte: https://www.noticiasaominuto.com.br/ultima-hora/2109222/caravelas-portuguesas-com-tentaculos-gigantes-aparecem-no-litoral-veja-os-cuidados?utm_source=rss-brasil&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece! Basta clicar aqui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.