12/12/2023 às 16h20min - Atualizada em 13/12/2023 às 08h00min

Como ampliar o catálogo de produtos no e-commerce com marcas internacionais?

*Por Fábio Baracat, CEO da Sinerlog

NB Press
NB Press
Em um mundo cada vez mais conectado e globalizado, a expansão dos e-commerces é uma realidade incontestável. Na mesma direção, a concorrência se mostra igualmente acirrada, a capacidade de se destacar em meio a um mar de possibilidades é essencial para o crescimento e sucesso de qualquer negócio. Uma das maneiras mais eficazes de atingir esse objetivo é ampliar o catálogo de produtos, considerando, especialmente, a inclusão de itens importados.

Com ampla gama de categorias, as mercadorias internacionais podem atender a uma variedade maior de interesses e atrair compradores com diferentes necessidades. Trata-se ainda de uma tática que favorece retenção e fidelização, cross-selling (venda cruzada) e ações de marketing segmentadas, com mais personalização de conteúdo. Não à toa,  o e-commerce cross-border progride a passos largos no Brasil. Segundo dados do relatório Webshoppers 46 da NielsenIQ Ebit, estima-se que o comércio eletrônico global no país cresça 54% até 2024.

Investimentos tecnológicos

Nesse cenário, é essencial que negócios on-line adotem estratégias inovadoras para se posicionarem à frente. Portanto, investir em tecnologia é o caminho. Uma plataforma de cross commerce, por exemplo, reúne uma série de features que otimizam, agilizam e garantem o compliance do processo de importação dessas mercadorias para o Brasil, com prazo de entrega inferior a 15 dias em meio a uma logística totalmente integrada; tudo isso ainda sem a necessidade de investir em armazéns para estocar as mercadorias.

O catálogo da marca internacional é integrado ao portfólio da loja virtual no Brasil, que poderá ofertar o mix completo de produtos aos consumidores sem precisar se comprometer com a importação de um grande volume de cargas. Ao invés da marca estrangeira enviar o produto para a loja brasileira, ela faz o envio direto ao cliente final depois que uma compra é confirmada no site.

Adequação ao Remessa Conforme

A adequação ao programa da Receita Federal, Remessa Conforme, também oferece benefícios que simplificam o processo de exportação para o Brasil às empresas que cumprirem voluntariamente os critérios definidos na Instrução Normativa 2146/2023. Em troca da conformidade, as remessas das organizações cadastradas passam por um canal de fiscalização exclusivo — Canal Verde — com desembaraço rápido, entre outros benefícios:
 
  • Nacionalização antecipada às mercadorias;
  • Isenção do imposto federal de 60% para remessas de até US$ 50;
  • Entrega mais rápida ao cliente final;
  • Divulgação da empresa no site da RFB.

Para desfrutar de todas essas vantagens, as empresas devem fazer o envio prévio de dados relativos à remessa, à mercadoria, ao remetente e ao destinatário à Receita Federal por intermediação da empresa courier envolvida na operação de importação, que, por sua vez, também deve estar cadastrada ao PRC.

Aliás, essas informações devem ser repassadas adequadamente a todos os atores envolvidos no processo de envio ao Brasil,  a fim de evitar desencontros de informação que possam resultar na quebra de alguma regra do programa. Por isso, com features de uma plataforma expert no assunto, é possível favorecer todo esse processo de conformidade.

Ao seguir estratégias nesse contexto, certamente o e-commerce estará pronto para competir e crescer em um ambiente de constante evolução.

*Fábio Baracat é CEO da Sinerlog, empresa especializada em soluções para o mercado cross-border,  criadora da plataforma  Cross Commerce as a Service (C²aaS).

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece! Basta clicar aqui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.