19/11/2023 às 18h55min - Atualizada em 20/11/2023 às 00h31min

Enel é multada em R$ 12,7 milhões por apagão de mais de 48h em São Paulo

Após temporal do dia 3 de novembro, diversos moradores de São Paulo ficaram sem energia por mais de 48h; Enel recebeu multa máxima

Olhar Digital
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O Procon de São Paulo aplicou uma multa de R$ 12,7 milhões à Enel, uma concessionária de energia, devido ao corte no fornecimento de eletricidade após um forte temporal em São Paulo e sua região metropolitana no dia 3 de novembro. A ação foi tomada após a verificação de que muitos consumidores ficaram sem eletricidade por mais de 48 horas.

Leia mais:

Para quem tem pressa:

  • Procon multa a Enel pelo longo apagão na cidade de São Paulo que começou no dia 3 de novembro.
  • Diversas pessoas ficaram sem energia elétrica por mais de 48 horas após temporal.
  • A multa aplicada, de 12,7 milhões, é a máxima prevista no Código de Defesa do Consumidor,
  • Sanção pode não ser a única e Procon está vigiando a Enel e as reclamações dos consumidores.
  • Após multa e pressionada pelo governo, Enel ampliou equipes para atendimentos emergenciais e no call center.

A multa é a máxima prevista no Código de Defesa do Consumidor e foi baseada em reclamações feitas através de diversos canais, incluindo plataformas digitais e atendimento presencial. Conforme relatado pelo G1, mesmo após a Enel ter sido notificada e apresentado sua defesa, o Procon sinaliza a possibilidade de novas sanções, mantendo vigilância sobre as reclamações dos consumidores.

São Paulo pode enfrentar mais apagões

Em preparação para uma nova frente fria que começou a atingir São Paulo neste último sábado (18), que promete baixar as temperaturas e trazer tempestades com ventos fortes, o governo do estado organizou um gabinete de crise envolvendo diversos órgãos e concessionárias, incluindo a Enel e a CPFL.

Por sua parte, a Enel, através de seu presidente nacional Nicola Cotugno, afirmou em um depoimento na CPI da Enel na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) que a empresa está mobilizando cerca de 1.200 equipes, totalizando aproximadamente 2.800 a 3.000 funcionários, para atendimentos emergenciais, além de 1.500 pessoas no serviço de call center.

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