15/02/2022 às 15h18min - Atualizada em 15/02/2022 às 15h18min

Coleta Seletiva de Guaçuí bate recorde histórico em janeiro com 91 toneladas de resíduos reciclados

O mês de janeiro está sendo comemorado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), como o mês histórico desde o início dos trabalhos da reciclagem de resíduos, quando atingiu a marca inédita de 91 toneladas de resíduos reciclados, impulsionado pelas campanhas da reciclagem de livros e cadernos inservíveis e a coleta de vidro.

Nunca antes na história da reciclagem no município foi atingido essa marca, quando até então, o melhor índice registrado foi de 48 toneladas no mesmo mês de março de 2020.

De acordo com a Semmam, no ano passado a meta de reciclar 400 toneladas foi superada, atingindo 428, fato também inédito na história da reciclagem municipal.

Segundo o secretário de Meio Ambiente Roberto Martins, “optamos por priorizar as ações educativas por meio de palestras e projetos, principalmente entre as crianças, com objetivo de fazer com que este pensamento mais ecológico chegue às residências. E essa conscientização ambiental aliada a parcerias faz com que a cada ano aumente o número de pessoas conscientes da importância de separar o lixo e encaminhá-lo a coleta seletiva”, explicou.

A Semmam destaca ainda em suas palestras, que o resíduo descartado no lixo comum vai direto para o aterro sanitário, que é um processo onde gasta-se um valor alto, sem retorno ao município. Já a partir da coleta seletiva, tem-se a possibilidade de reaproveitar esses materiais gerando renda para os trabalhadores e trabalhadoras da Associação de Catadores, tudo de acordo com o Termo de Compromisso Ambiental (TAC 01), assinado junto ao Ministério Público.

Outro fator importante e que merece destaque, é que o município deu início a reciclagem de vidro desde julho de 2021 e até aqui, recolheu 66 toneladas a maioria garrafas long neck.

Também de forma inédita, a secretaria municipal de Meio Ambiente deu início a coleta de óleo de cozinha a partir da segunda metade do mês de dezembro e até aqui recolheu 660 litros que deixaram de ser descartados de forma irregular, contribuindo para o meio ambiente, movimentando a economia local e faz o dinheiro circular pelo município.

A coleta domiciliar seletiva está presente na maioria dos bairros e distritos de Guaçuí de segunda a sábado, com 87 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), posicionados em pontos estratégicos da cidade.

Segundo ainda a Semmam, novos trinta PEVs estão em via de aquisição contando com novo layout estampando e enaltecendo pontos turísticos da cidade.

O que pode ser reciclado

Papéis: todos os tipos são recicláveis, inclusive, caixas do tipo longa-vida e de papelão. Não se deve enviar, para a reciclagem, papel com material orgânico, como caixas de pizza cheias de gordura, pontas de cigarro, fitas adesivas, fotografias, papéis sanitários e papel-carbono.

Plásticos: 90% do lixo produzido no mundo são à base de plástico. Por isso, esse material merece uma atenção especial. Podem ser reciclados sacos de supermercados, garrafas de refrigerante (pet), tampinhas e até brinquedos quebrados.

Vidros: quando limpos e secos, todos são recicláveis, exceto lâmpadas, cristais, espelhos, vidros de automóveis ou temperados, cerâmica e porcelana.

Metais: além de todos os tipos de latas de alumínio, é possível reciclar tampinhas, pregos e parafusos. Atenção: clipes, grampos, canos e esponjas de aço devem ficar de fora.

Isopor: Ao contrário do que muita gente pensa, o isopor é reciclável. No entanto, esse processo não é economicamente viável. Por isso, é importante usar o isopor de diversas formas e evitar ao máximo o seu desperdício. Quando tiver que jogar fora, coloque na lata de plásticos. Algumas empresas transformam em matéria-prima para blocos de construção civil.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece! Basta clicar aqui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.