29/04/2023 às 16h06min - Atualizada em 30/04/2023 às 06h09min

Pesquisadores criam tela de smartphone com teclado físico “inflável”

Nos Estados Unidos, pesquisadores estão desenvolvendo uma tela de smartphone que possui um teclado físico, que infla conforme necessidade

Olhar Digital
https://olhardigital.com.br/2023/04/29/ciencia-e-espaco/pesquisadores-criam-tela-de-smartphone-com-teclado-fisico-inflavel/

Pesquisadores do Future Interfaces Group (FIG), um laboratório interdisciplinar da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, criaram uma tela especial de smartphone que possui um sistema de teclado físico, com teclas “infláveis”. A tecnologia foi batizada de Flat Panel Haptics – algo como “tela plana háptica”.

Essa ideia vem sendo desenvolvida pelo grupo há 15 anos e, agora, uma grande evolução foi alcançada pelos pesquisadores. Basicamente, em uma tela OLED, o sistema atua como uma espécie de bomba eletroosmótica (movimento induzido de um fluido através de alguns tipos de materiais).

Leia também:

Os pesquisadores do FIG usaram silicone macio como camada superior nos protótipos iniciais. É possível entender um pouco mais sobre a criação no vídeo abaixo:

De acordo com o grupo, embora as telas AMOLED atuais não sejam tão flexíveis quanto o silicone, elas aparentemente são flexíveis o suficiente para receber partes “infláveis” para acomodar um teclado QWERTY completo. As teclas (ou botões) podem se revelar quando necessário e “se esconder” depois do uso.

Na tela especial, o fluido é induzido a partir da aplicação de uma corrente elétrica. As bombas ficam entre um reservatório desse fluido na parte inferior e uma superfície flexível na parte superior.

Onde essa tela diferentona poderia ser usada

Dentre as possibilidades de uso de teclas infláveis, podemos ver o benefício para pessoas com problemas de visão, que teriam uma opção tátil importante na hora de usar o smartphone. Outro uso interessante seria nos jogos, já que a tecnologia também é capaz de oferecer feedbacks físicos conforme configuração do bombeamento do fluído.

Mas os pesquisadores reconhecem várias limitações da criação. Por exemplo, na durabilidade instável dos botões e na quantidade de energia necessária para inflar o teclado.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Pesquisadores criam tela de smartphone com teclado físico “inflável” apareceu primeiro em Olhar Digital.



Fonte: https://olhardigital.com.br/2023/04/29/ciencia-e-espaco/pesquisadores-criam-tela-de-smartphone-com-teclado-fisico-inflavel/

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece! Basta clicar aqui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.