A empresa contratada para a construção do Parque Urbano da Ilha da Luz, novo espaço ambiental e de lazer de Cachoeiro de Itapemirim, desistiu das obras. A informação foi confirmada pelo prefeito Victor Coelho, durante prestação de contas na Câmara Municipal, na última terça-feira (25).
Foi o presidente da Câmara, Brás Zagotto que indagou ao prefeito sobre o andamento das obras, cujo projeto do Pavilhão da Ilha da Luz foi negociado com a BRK, com intermediação do Ministério Público.
"O Parque da Ilha da Luz é um processo que se arrasta há muito tempo. Fizemos um acordo com a BRK para compensação ambiental, com contrapartida do município. Fizemos o projeto, licitamos e lançamos a pedra fundamental. Infelizemnte a empresa desisitiu da obra, abandonou e agora temos que fazer um novo processo licitatório. Temos uma empresa terceirizada para a realização de projeto, para novos projetos, e vamos incluir novamente o Parque da Ilha da Luz. Não vamos desistir da obra, apesar dos problemas da daministração, onde a empresa vem e quebra o contrato, desiste", disse o prefeito Victor Coelho.
Projeto
O projeto anterior previa que o valor da obra seria de R$ 7.190.854,95. A Prefeitura de Cachoeiro utilizaria recursos de uma operação de crédito com o Banco do Brasil e também teria R$ 1,5 milhão da concessionária dos serviços de água e esgoto de Cachoeiro, BRK.
Com área de 34.254 metros quadrados, o projeto previa que o novo parque contaria com espaço amplamente arborizado e equipamentos de entretenimento familiar, de forma a proporcionar a interação dos visitantes com o meio ambiente, além de infraestrutura moderna e sustentável, incluindo fonte de energia fotovoltaica em parte da iluminação.
Outros pontos em destaque no antigo projeto, além da arborização e do paisagismo, seria a construção de um chafariz, fonte interativa, áreas molhadas, pergolados, sombrites e deques ao ar livre, dentre outras atrações.