30/03/2023 às 17h24min - Atualizada em 31/03/2023 às 08h00min

Raríssimo quadro de Pedro Américo compõe acervo de raridades de leilão

Antiguidades e objetos de artes poderão ser adquiridos virtualmente nos dias 3 e 4 de abril; exposição dos itens será presencialmente

SALA DA NOTÍCIA Vervi Assessoria

 

A Dutra Leilões promoverá nos dias 3 e 4 de abril, a partir das 20h30, um leilão online de peças raras, com artigos centenários que estarão à espera do maior arremate. No entanto, os itens já estão em exposição presencial, e poderão ser conferidos entre os dias 27 de março e 2 de abril.

 

Um dos destaques da edição de abril é a Coleção de Pintores Viajantes. Chamam a atenção duas aquarelas sobre papel, do artista Thomas Ender. A primeira, intitulada por Mandioca, remete à tranquilidade de uma casa solitária em meio a natureza; já a outra obra, batizada de Paisagem Próximo a Paulo Moreira, no Caminho para Mandioca, mostra um céu em dia sombrio e um solo semi-árido, com 13,7 cm x 12,7 cm. Ambas reproduzidas no livro “Ender e o Brasil – Obra Completa”.

 

A Coleção de Iconografia do Rio de Janeiro traz lotes raríssimos da cidade maravilhosa. A aquarela São Cristóvão, de 45,5 cm x 57 cm, do diplomata alemão Johann Christian Ludwig Stockmeyer, foi pintada por volta de 1850 durante sua passagem pelo Brasil. A belíssima imagem mostra pessoas passando por uma ponte de madeira, revelando uma igreja ao fundo.

 

O quadro Voltaire Abençoando o Neto de Franklin, em Nome de Deus e da Liberdade, 1888, é uma raríssima obra de Pedro Américo que também será leiloada, em óleo sobre tela, 37,7 cm x 45,5 cm. Trata-se do estudo para tela histórica de grandes dimensões, 214 cm de altura e 306 cm de largura, que pertence ao MNBA - Museu Nacional de Belas Artes, do Rio de Janeiro.

 

Já a obra de Emanoel Alves de Araújo não tem título, porém, esbanja charme e requinte. A escultura é de madeira monocromática na cor branca, com dimensões 39,5 (comprimento) x 15,8 (largura) x 221,2 (altura).

 

Outros itens raros que se evidenciam na exposição e serão leiloados ficam por conta da cadeira dos Irmãos Campana; um grande tabuleiro que pertenceu ao Barão, Visconde e Conde de Piratinim; duas belas esculturas do Manoel da Marinheira, além de uma importante coleção de livros de primeira edição.

 

A exposição fica aberta para os visitantes até o dia 2 de abril, das 14h às 20h, na rua Ouro Branco, 174, no Jardim Paulista, em São Paulo. O leilão online deve ser acessado pelo site dutraleiloes.com.br, nos dias 3 e 4 de abril, a partir das 20h30.

 

SERVIÇO

Realização: Dutra Leilões
Exposição presencial: de 27 de março a 2 de abril, na r. Ouro Branco, 174, Jardim Paulista Leilão online: 3 e 4 de abril de 2023, a partir das 20h30, pelo dutraleiloes.com.br
Telefone: (11) 3887-3234
Email: dutraleiloes@dutraleiloes.com.br


Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece! Basta clicar aqui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.