Lançado há algum tempo na Europa, o Iveco S-Way, novo caminhão pesado da marca, foi flagrado por Marlos Ney Vidal, colunista do UOL, rodando pelas ruas e estradas de Minas Gerais em testes.
Espera-se que o novo caminhão esteja presente na Fenatran, a ser realizada em novembro, em São Paulo. Contudo, os interessados em adquirir a nova “máquina” da Iveco terão que esperar até 2023.
Leia mais:
No Brasil, o S-Way chega para se juntar a outros dois modelos da Iveco no segmento pesado: O Hi-Way e o Hi-Road. Segundo Vidal, inicialmente, os modelos a serem comercializados no País serão os de configurações 6×2 e 6×4, sendo que, futuramente, serão quatro configurações 450 6×2, 480 6×2, 540 6×2 e 540 6×4.
Na Europa, existem três modelos de motor: O cursor de nove, o de 11 e o de 13 litros, sendo que apenas o último será comercializado em território nacional.
Este motor trabalha a 490 hp e 530 hp, com potência variando entre 340 cv e 570 cv. No Brasil, as potências ofertadas deverão ser de 450 cv, 480 cv e 540 cv. Todos os modelos terão transmissão automática de 16 marchas.
Entre os itens de segurança esperados para o S-Way, estão controle de estabilidade e tração, aviso de saída da faixa e frenagem automática de emergência.
Segundo a Iveco, quando lançou o S-Way na Europa, as novas linhas da carroceria do caminhão proporcionam ganho de 3% em cima do consumo de combustível do pesado. Sabe-se, ainda, que o veículo tem faróis Full LED e luzes de condução diurna em LED.
O S-Way europeu conta com o Iveco Driver Pal, que promete ajudar o motorista em uma condução mais segura, chamado de “companheiro digital de bordo” pela italiana.
Por meio do recurso, o motorista pode gerir vocalmente o planejamento de sua rota, verificar a manutenção e o estado de funcionamento do veículo, pedir ajuda e obter informações sobre o trânsito e condições meteorológicas etc.
A ferramenta permite ainda que o caminhoneiro se mantenha conectado com os demais condutores, partilhando informações e conselhos sobre seu percurso, tendo a possibilidade de traduzir a mensagem. A cabine inteligente do pesado também vem equipada com Alexa.
O modelo europeu recebeu kit aerodinâmico otimizado e saias laterais com extensões de borracha. Contudo, não se sabe se a versão tupiniquim contará com todos esses itens.
O S-Way dispõe de diversos modelos de cabine, sendo que os protótipos flagrados em Minas Gerais por Vidal tinham cabine leito com uma cama e com teto alto.
O novo S-Way faz parte do investimento de R$ 1 bilhão disponibilizado à Iveco brasileira. Tal aporte será utilizado até 2025 para o desenvolvimento de novos veículos, adequação da linha atual ao Euro 6 e para o programa Brasil Natural Power para ingresso da marca nos caminhões movidos a GNV.
Com informações de Autos Segredos
Imagem destacada: Divulgação/Iveco
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
O post S-Way: Novo pesado da Iveco é flagrado em testes em MG; confira apareceu primeiro em Olhar Digital.