O Dia do Cliente passou e, com a passagem da data fica a reflexão sobre muito mais do que agradecer àquele que ajudam a levar seu negócio adiante, é se perguntar se o está atendendo bem todos os dias. Por isso, no mês de setembro, a eduK - plataforma voltada à geração de renda - liberou o acesso a alguns cursos para quem quiser potencializar o relacionamento com os seus clientes e não ficar fadado ao “muito obrigada” somente no dia 15 de setembro.
Um deles é o Atendimento ao cliente: entender para melhor atender. Neste curso, Mari Clei de Souza destaca as competências do atendimento diante da humanização do processo, sem deixar a técnica de lado e praticando a escuta ativa e a empatia.
Partindo de conceitos sobre comunicação verbal e não verbal, seja no atendimento presencial ou on-line, Mari Clei garante que é possível encontrar a motivação necessária para gerar o melhor relacionamento entre empresa e público. Especialista em gestão comportamental e gestão da mudança para líderes de empresas e negócios, ela também é mentora de carreira e liderança.
Você seria o seu cliente?
O cliente não busca só a agilidade, mas alguém que seja atencioso, paciente e que queira atender aquela necessidade que ele tem, observa a especialista. E aquele que o atende pode ajudá-lo da concretização de um desejo ou mesmo de um sonho. “O papel do bom atendido é lidar com sonhos alheios”, reflete Mari. Ela ainda alerta que um cliente insatisfeito compartilha com pelo menos outras dez pessoas sua insatisfação e, talvez, anule a oportunidade da conquista de novos clientes, antes mesmos de ter tido chance de mostrá-los o seu diferencial.
Para saber se você está atendendo bem, comece pela pergunta: “você seria o seu cliente?”. A provocação é para provar que o atendimento vai além de uma boa recepção. “Precisa ter capacidade de escuta, pois, muitas vezes, são os próprios clientes que dão as respostas para as soluções dos seus problemas”.
Mari Clei dá algumas dicas, que dependem do tipo de cliente:
E para atingir um atendimento de excelência, Mari Clei reforça as seguintes premissas: atenda de forma diferenciada, no tempo justo e com o máximo valor percebido; valorize o diálogo e o trabalho em equipe; e mantenha um compromisso diário com o seu cliente ou usuário.
Para ter acesso a outras dicas de como atender bem o cliente - e não esperar só o Dia 15 para conquistá-lo, é só fazer um cadastro gratuito na eduK, e conferir outras sugestões liberadas, entre elas: Como se diferenciar da concorrência e Como conhecer e fidelizar clientes.