O blog oficial do Twitter divulgou dados que indicam que 85% dos usuários da plataforma a utilizam no mínimo uma vez ao dia para se manter informados e 83% compartilham publicações que estejam relacionadas com notícias.
Essa informação oferecida pelo Twitter só confirmou uma tendência sobre o uso das redes sociais que alguns pesquisadores já falavam sobre.
Leia mais:
A principal forma de utilidade do Twitter é para o compartilhamento de informações sobre diversos temas diferentes que acontecem ao redor do mundo, como saber de eventos como shows de música ou jogos esportivos, bem como programas de TV e reality shows, tudo isso em tempo real.
No entanto, diversos políticos também fazem uso desta rede social para comunicar seus pensamentos e acontecimentos do seu meio com seus apoiadores, como uma forma de fugir do “filtro” da imprensa considerada tradicional.
Milhares de informações que rodam o Twitter ganham enormes repercussões dentro da própria plataforma e dessa forma acaba por chegar nas redações de jornalismo. Matérias como explicar memes virais ou que detalham o surgimento de personagens que não saem da boca do povo, assim como temas de debates também virais, se tornaram algo muito comum nas mídias do jornalismo moderno.
Por exemplo, o próprio presidente Jair Bolsonaro costuma falar sobre alguns decretos e comentar a respeito de outros fatos que envolvam o seu governo através da sua página oficial no Twitter.
Vários jornalistas passaram a utilizar o “microblog” como uma maneira de propagar informações sobre diversos temas importantes para a atualidade. Porém, nem tudo o que circula na rede social é utilizado pelos jornalistas, temos aí as fakes news para provar.
Nesta segunda-feira (12), o Twitter suspendeu um usuário que promoveu uma inteligência artificial capaz de, supostamente, embranquecer a protagonista de “A Pequena Sereia“, a cantora Halle Bailey.
Depois de inúmeras críticas e comentários racistas nas redes sociais após a divulgação do trailer do filme, pois Halle é negra, enquanto no desenho original, a protagonista é branca, o perfil do Twitter @vandalibm divulgou uma segunda versão do trailer, porém, com uma atriz branca criada como deepfake.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
O post Twitter mostra que 85% dos seus usuários leem notícias pelo menos uma vez ao dia apareceu primeiro em Olhar Digital.