Após dois adiamentos, consertos de falhas e possíveis datas, a NASA indicou que a Artemis 1 decolará somente de 27 de setembro em diante, descartando que o lançamento seja antes disso.
A NASA estava de olho em 23 ou 27 de setembro para o lançamento da Artemis, mas a agência anunciou em post em seu blog na noite desta segunda-feira (12) que a data anterior não está mais sob perspectiva; agora, o foco está mesmo em 27 de setembro para a decolagem, com possível data reserva sendo 2 de outubro.
Leia mais:
A Artemis 1 já deveria estar no ar. A NASA tentou lançar a missão pela primeira vez em 29 de agosto, mas a tentativa foi frustrada por uma leitura de temperatura anômala em um dos motores RS-25 de primeiro estágio do SLS.
A equipe da missão logo rastreou o problema como sendo em sensor de temperatura defeituoso e preparou o SLS e o Orion para outra tentativa em 3 de setembro. Mas um vazamento de propelente de hidrogênio líquido também atrapalhou essa tentativa de decolagem.
O vazamento ocorreu em uma “desconexão rápida”, interface que liga o estágio central do SLS com linha de propelente proveniente da torre de lançamento móvel do foguete.
A equipe do Artemis 1 substituiu dois selos ao redor da desconexão rápida na semana passada e encerrou outros trabalhos de reparo relacionados ao problema no fim de semana, escreveram funcionários da NASA na atualização.
A NASA está agora se preparando para teste de abastecimento do SLS, que bombeará propulsor superfrio no SLS para mostrar que o vazamento foi realmente consertado. A agência tinha como alvo para o teste o dia 17 de setembro, mas agora foi adiado para não antes do dia 21.
“As datas atualizadas representam consideração cuidadosa de vários tópicos logísticos, incluindo o valor adicional de ter mais tempo para se preparar para o teste de demonstração criogênico e, posteriormente, mais tempo para se preparar para o lançamento”, escreveram funcionários da NASA na postagem. “As datas também permitem que os gerentes garantam que as equipes descansem o suficiente e reabasteçam os suprimentos de propelentes criogênicos”, completaram.
A pilha Artemis 1 permanece no Pad 39B no Kennedy Space Center da NASA na Flórida, mas pode acabar tendo que voltar para o enorme Vehicle Assembly Building (VAB) do KSC.
A Força Espacial dos EUA, que supervisiona o Eastern Range para lançamentos de foguetes, certificou o sistema de terminação de voo (FTS) da Artemis 1 por apenas um período de 25 dias – período este que já expirou.
A agência espacial estadunidense, entretanto, solicitou extensão para a certificação do FTS, projetado para destruir a pilha Artemis 1 se ela sair do curso durante a decolagem.
“A NASA continua a respeitar o processo da Eastern Range para revisão do pedido da agência para extensão do atual requisito de teste para o sistema de terminação de voo e está fornecendo informações e dados adicionais conforme necessário”, escreveu a NASA na atualização desta segunda. “Paralelamente, a agência continua os preparativos para o teste de demonstração criogênica e as oportunidades potenciais de lançamento caso a solicitação seja aprovada”, prosseguiu.
A NASA já recebeu uma dessas extensões do STF, de 20 dias para 25 dias. As duas próximas datas de decolagem do Artemis 1 estão próximas às da missão de astronautas Crew-5 da SpaceX para a NASA, que está programada para ser lançada em direção à ISS (Estação Espacial Internacional) a partir do Pad 39A da KSC em 3 de outubro.
“As equipes estão trabalhando no próximo lançamento da tripulação comercial em paralelo ao planejamento do Artemis 1 e ambos os cronogramas de lançamento continuarão a ser avaliados nas próximas semanas”, comunicou a NASA no post.
Com informações de Space.com e NASA
Imagem destacada: NASA/Ben Smegelsky
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
O post NASA determina que Artemis 1 decola de 27 de setembro em diante apareceu primeiro em Olhar Digital.