15/08/2022 às 10h48min - Atualizada em 16/08/2022 às 00h01min

15 filósofos que todo estudante do Ensino Médio precisa conhecer

Conceitos básicos de Filosofia são importantes para Enem e vestibulares

SALA DA NOTÍCIA
Créditos: divulgação

Alguns milênios separam Sócrates, Aristóteles e Platão dos grandes nomes pop da Filosofia contemporânea, que dominam as redes sociais e arrastam multidões para palestras e cursos. Mas a raiz do pensamento humano continua sendo a mesma: questionar o mundo e a vida, de onde as pessoas vieram e para onde elas estão indo.

De acordo com o que a ciência sabe até aqui, o ser humano é o único capaz de se compreender como um ser que existe e que, eventualmente, deixará de existir. Essa percepção é a base para suas decisões e escolhas e intriga de antropólogos a psiquiatras, até os tempos contemporâneos. E estudar sobre como esse pensamento se desenvolveu ao longo da história é fundamental para quem está prestes a enfrentar o Enem, os vestibulares e, por fim, a universidade.

De acordo com o coordenador pedagógico da Conquista Solução Educacional, Robson Ghedini, “estudar os principais filósofos é fundamental para construir uma base sólida de conhecimento, seja qual for a profissão que o estudante vai seguir”. Afinal, lembra o especialista, foram esses pensadores que permitiram o avanço civilizatório que trouxe a humanidade até aqui. Ghedini aponta 15 nomes da Filosofia que todo aluno do Ensino Médio precisa conhecer.

1. Tales de Mileto

A busca pela essência do universo (physis), fez com que ele definisse a água como elemento primordial que constitui tudo aquilo que existe na natureza.

2. Heráclito

Heráclito de Éfeso (540-470 a.C.), conhecido como o Obscuro, foi um filósofo grego que desenvolveu seu pensamento tomando como base o tempo.

3. Parmênides

Contemporâneo de Heráclito, Parmênides de Eleia (530-460 a.C.) desenvolveu sua Filosofia em oposição ao pensamento do colega. Para ele, o movimento é uma ilusão causada pelos sentidos. "Na verdade, nada muda, tudo permanece".

4. Sócrates

Embora não seja o primeiro filósofo da história, Sócrates (469-399 a.C.) é um nome tão importante que se tornou conhecido como o “pai da Filosofia”.

5. Platão

Platão foi o principal discípulo de Sócrates e seu pensamento é um dos pilares da cultura ocidental.

6. Aristóteles

Por sua vez, Aristóteles foi um discípulo crítico de Platão. Ele ficou muito conhecido no mundo antigo, tornando-se até mesmo professor do imperador Alexandre, o Grande.

7. Santo Agostinho

Agostinho de Hipona (354-430 d.C) foi um importante pensador da Filosofia cristã desenvolvida na Idade Média.

8. São Tomás de Aquino

Tomás de Aquino (1225–1274) foi o principal filósofo do período da Filosofia escolástica. Enquanto Agostinho de Hipona resgatou o pensamento de Platão e o ligou à religião cristã, Tomás de Aquino fundamentou sua Filosofia cristã no pensamento de Aristóteles.

9. Maquiavel

O filósofo Maquiavel marca o fim da Idade Média e o início da Idade Moderna. Sua obra principal, o livro “O Príncipe”, é uma revolução no pensamento sobre a política.

10. Descartes

René Descartes (1596–1650) é conhecido como o “pai do pensamento moderno”. É com ele que o pensamento racional atinge o patamar de superioridade a outras formas de compreensão. É assim que Descartes inaugura a corrente do racionalismo.

11. Locke

John Locke (1632–1704) é conhecido como o “pai do liberalismo”. Foi ele quem primeiro afirmou que o direito à propriedade é um direito natural dos seres humanos.

12. Kant

Um dos principais filósofos da Idade Moderna, Immanuel Kant (1724–1804) buscou criar uma revolução do conhecimento filosófico, assim como Copérnico fez com a Física.

13. Hegel

Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1770–1831) foi um filósofo idealista alemão. É considerado um marco da Filosofia moderna e uma influência para todo o pensamento que veio depois dele.

14. Nietzsche

Friedrich Nietzsche (1844-1900) foi um pensador alemão que se dedicou a criticar duramente a tradição filosófica e a cultura ocidental, sobretudo, a moral judaico-cristã.

15. Simone de Beauvoir

Importante pensadora do século XX, Simone de Beauvoir (1908–1986) foi uma filósofa feminista do existencialismo francês. Seu livro “O Segundo Sexo” é uma das principais obras do século passado. Nele, a filósofa desenvolve uma teoria crítica da sociedade que nega a mulher como sujeito.

_____________________________________________

Sobre a Conquista Solução Educacional

A Conquista é uma solução educacional que oferece aos alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio uma proposta de educação que tem quatro pilares: a educação financeira, o empreendedorismo, a família e a educação socioemocional. Com diversos recursos, material didático completo e livros de Empreendedorismo e Educação Financeira, o objetivo da solução é ajudar, de forma consistente, os alunos no processo de aprendizagem e estimular o desenvolvimento de suas capacidades. Atualmente, mais de 2 mil escolas de todo o Brasil utilizam a solução.


Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece! Basta clicar aqui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.