15/08/2022 às 14h40min - Atualizada em 15/08/2022 às 20h01min

Estudante da São Judas é selecionada para o projeto “Crítica Curta”, no Festival Internacional de Curtas

​​​​​​​A atividade será realizada no 33º Festival Internacional de Curtas de São Paulo – Curta Kinoforum, que acontece de 18 a 28 de agosto

SALA DA NOTÍCIA Bruno Borges

A estudante Gabriella Gonçalves, do 2º semestre de Cinema e Audiovisual na unidade da Mooca, já está pondo em prática os aprendizados da Universidade São Judas, que faz parte do Ecossistema Ânima de Educação. A aluna foi selecionada para o projeto Crítica Curta, com a análise dos aspectos cinematográficos do filme Ela que mora no andar de cima, curta brasileiro dirigido por Amarildo Martins e escrito por Alana Rodrigues.

A estudante conta que para fazer uma crítica bem estruturada você precisa “entender o conjunto da obra antes de separá-la. Antes de entender a fotografia, o roteiro, e outros aspectos do filme, você precisa entender como eles conversam entre si antes”, explica. 

A produção da crítica faz parte do processo Crítica Curta, uma oficina voltada aos estudantes que querem desenvolver outras habilidades dentro do cinema que posteriormente ajudará na produção de filmes, já que um dos objetivos da oficina é o de promover a reflexão sobre a produção audiovisual latino-americana. Além da produção de críticas, eles aprendem a difusão de textos durante a realização do festival.

Para o professor e pesquisador de Cinema da Universidade São Judas, Cesar Zamberlan, “essa parceria do curso de Cinema e Audiovisual da São Judas com a Kinoforum e o Festival Internacional de Curtas Metragens é fundamental. Desde que o curso de Cinema foi aberto na São Judas a gente participa das noites de Kino. O professor Caio Lazaneo, que fez a ponte com o festival, orienta os alunos na criação de filmes dentro desta noite especial para os amantes do cinema”. Uma das tantas atividades do festival consiste nos estudantes produzirem um curta metragem dentro de 48 horas.

Gabriella conta que precisou vencer desafios internos para conseguir pôr no papel o que aprendeu no curso, e aproveita para dar uma dica aos estudantes que querem se arriscar no mundo da crítica cinematográfica, “não tenha medo. A gente sempre vai se sentir travada quando começar a fazer algo, mas se você enfrentar essa dificuldade você vai superá-la”.

A produção de curtas não é a única atividade dentro do festival. Cesar conta que “participamos com alunos fazendo a curadoria do festival em outras duas ocasiões e agora participamos com esse programa de crítica cinematográfica. É muito importante para o aluno, dentro do curso, buscar alternativas e se envolver em atividades da área fora da academia, e essa parceria proporciona isso, que os alunos possam experienciar as mais diversas práticas da profissão dentro de um dos mais importantes festivais de cinema que nós temos no Brasil”. Essa metodologia está dentro do modelo de Unidade Curricular Dual (UC Dual), onde os estudantes da São Judas experienciam o mercado de trabalho desde o primeiro semestre.

Como foi explicado pelo professor, Gabriella não foi a primeira estudante da São Judas a participar do Festival. No 32º festival, no ano passado, a aluna Beatriz Gomes, estudante de Cinema no 6º semestre da São Judas unidade Mooca, participou da curadoria do Festival. Beatriz conta: “precisei escrever críticas de um parágrafo para alguns curtas e com base nisso eles me selecionaram”. Depois da seleção ela teve o período de 3 meses para assistir mais de 150 filmes na plataforma do Kinoforum e avaliar cada um dos filmes atribuindo comentários.

“Eu assisti um total de 152 ou 157 se eu não me engano. Ao finalizar o prazo de análise dos filmes, fizemos uma reunião com os outros curadores que não os conhecia até então, e falamos sobre os filmes que mais acreditávamos ser necessário estar no festival”, conta Beatriz. “Acho que dois dos filmes que eu defendi na reunião foram selecionados”, na verdade foram três filmes: A terra em que pisar, de Fáuston da Silva; Menarca, de Lillah Halla; e Per Capita, de Lia Leticia Ferreira Leite.

A lista de filmes do 33º Festival Internacional de Curtas de São Paulo – Curta Kinoforum pode ser acessada pelo link. Para mais informações sobre o Kinoforum: https://kinoforum.org/ 

Sobre a São Judas

A São Judas é uma das três melhores universidades privadas do estado de São Paulo, segundo o Ministério de Educação (MEC), com nota 4 de 5 no Índice Geral de Cursos (IGC). Com aproximadamente 37 mil alunos, 11 unidades localizadas na Capital e Grande São Paulo e mais de 120 cursos, a instituição combina qualidade e acessibilidade, tradição e inovação, com o uso de novas metodologias educacionais, laboratórios multidisciplinares de aprendizagem integrada e programas de desenvolvimento de competências socioemocionais. Além disso, o aluno aprende na prática desde o primeiro dia de aula.


Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece! Basta clicar aqui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://noticiasdoes.com.br/.